Um terço das empresas da União Europeia enfrenta obstáculos à exportação

De acordo com um relatório agora publicado pelo International Trade Center (ITC) e a Comissão Europeia, mais de um terço das empresas da União enfrentam obstáculos não tarifários às suas exportações. O relatório - Navigating Non-Tariff Measures: Insights from a business survey in the EU - é o resultado de um estudo sem precedentes, levado a cabo pelo ITC em 2015 e 2016 e que abrangeu mais de 8.000 empresas dos 28 Estados-membros da UE, em grande parte pequenas e médias empresas.

Segundo o estudo, cerca de 80% dos obstáculos identificados encontram-se nos países de destino estando os restantes 20% relacionados com regulamentos nacionais e europeus. Entre as várias barreiras encontradas destacam-se dificuldades em cumprir: requisitos técnicos e outros em matéria de avaliação da conformidade; medidas sanitárias e fitossanitárias impostas pelos países parceiros; procedimentos para obtenção de certificados de origem preferenciais e não preferenciais, bem como procedimentos de conformidade nacionais ou estabelecidos pela UE.

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.