Notícias site

No passado dia 22 de maio, na Nova SBE, em Carcavelos, a CCIP realizou o Growth Forum 2025, uma iniciativa que reuniu centenas de participantes, 18 oradores e várias entidades parceiras para discutir o potencial do continente africano enquanto destino estratégico para o investimento e crescimento empresarial.

Ao longo de três painéis temáticos, foram abordadas oportunidades em diferentes setores, estratégias de internacionalização, financiamento, mobilidade e inovação – sempre com África no centro da reflexão.

• Ouvimos testemunhos inspiradores, partilhas práticas de quem está no terreno e visões estratégicas de empresas, instituições financeiras e entidades públicas.
• Contámos com a presença de 18 oradores de referência, nacionais e internacionais, que contribuíram para uma discussão rica, atual e multidisciplinar.

O dia ficou ainda marcado pela entrega dos Prémios CCIP, que distinguiram empresas portuguesas com um percurso notável nas áreas da internacionalização, exportação e startups.

As empresas premiadas foram: Alualpha SA, The Navigator Company, Mota-Engil, Recheio e Growappy – uma celebração do talento, da resiliência e da capacidade empreendedora nacional além-fronteiras.

Seguiu-se uma análise aprofundada ao contexto internacional com a intervenção de Paulo Portas, Vice-Presidente da CCIP, que apresentou as principais tendências geopolíticas e geoeconómicas para 2025, refletindo sobre os seus impactos no continente africano – um território em transformação, repleto de desafios, mas também de oportunidades para as empresas portuguesas.

Agradecemos a todos os participantes, oradores, patrocinadores, parceiros e media partners que tornaram este evento possível.

Patrocinadores:
Caixa Geral de Depósitos
MDS Group
Delta
Fidelidade

Partners:
Mais Meios
The Empowerd Brands House
JLM

Media partners:
Forbes Portugal
O Jornal Económico
Forbes África lusófona
RH Magazine

A CCIP continuará a promover momentos de debate estratégico sobre os mercados com maior potencial para as empresas portuguesas. O nosso compromisso mantém-se: apoiar o crescimento internacional das PME e grandes empresas nacionais.

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado