uniao-europeia-filipinas-noticia-ccip-2025
A UE e as Filipinas anunciaram, oficialmente, o reatamento das negociações com vista a um acordo de comércio livre (ACL) ambicioso, moderno e equilibrado, centrado na sustentabilidade.

A UE e as Filipinas, uma economia em expansão, de 115 milhões de pessoas, situada no coração do Indo-Pacifico, têm relações comerciais bem estabelecidas, com um claro potencial para uma relação ainda mais estreita:

  • O comércio de mercadorias representou mais de 16,1 mil milhões de euros em 2023, enquanto o comércio de serviços ascendeu a 6,6 mil milhões de euros em 2022.
  • A UE é o quarto maior parceiro comercial das Filipinas.
  • As Filipinas, são a quinta maior economia da região da ASEAN, e o sétimo parceiro comercial mais importante da UE na região (e o 41º a nível mundial).
  • As Filipinas estão entre as economias emergentes em mais rápido crescimento no mundo, prevendo-se que registarão o segundo maior crescimento económico da ASEAN, com um crescimento de 5,9 % do PIB em 2024.
  • A UE é um dos maiores investidores nas Filipinas, tendo o investimento direto estrangeiro da UE nas Filipinas atingido 13,7 mil milhões de euros 2021.

No contexto do comércio internacional português, as Filipinas como cliente de Portugal, ocuparam110ª posição, em 2023, e como fornecedor a 73ª posição.
As exportações nacionais para este mercado, em 2023, totalizaram 12 milhões de euros, sendo que as importações de produtos filipinos, no mesmo período, ascenderam a 43,6 milhões de euros.
Na estrutura das exportações destacam-se: as máquinas e aparelhos (26,1% do total), produtos alimentares (12,7% do total), produtos químicos (10,3% do total),metais comuns (5,3% do total) e veículos e outro material de transporte (3,9% do total).

Os principais grupos de produtos importados foram as máquinas e aparelhos (60%), os plásticos e borracha (11,2% do total), as gorduras e óleos vegetais (12,5% do total), os produtos das indústrias alimentares (6,6 % do total), as matérias têxteis (3,7% do total) e os produtos agrícolas (3,1%).

 
Próximas etapas

A UE e as Filipinas iniciaram os respetivos preparativos técnicos para a primeira ronda do reatamento das negociações, que decorreu em Bruxelas de 14 a 18 de outubro de 2024. A segunda ronda de negociações ficou agendada para decorrer nas Filipinas em fevereiro de 2025.

 
Contexto 

A UE e as Filipinas iniciaram as negociações para um ACL em 2015. A última ronda de negociações teve lugar em 2017 e, entretanto, as negociações estiveram suspensas. Em 2023, a UE e as Filipinas lançaram um exercício de avaliação, a fim de apreciarem a sua disponibilidade para retomar as negociações relativas a um ACL, que terminou no final de 2023 e confirmou que seria adequado reatar as negociações.(fonte: Comissão Europeia)

 

Obtenha mais informações aqui. 

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado