noticia-catolica-abertura-2024

2ª edição da Academia CEO Future Ready, criada pela CCIP e pela Universidade Católica, para acelerar a internacionalização das empresas portuguesas!

Arrancou a 2ª edição do programa de entrada na Academia CEO Future Ready, uma iniciativa da Católica International Business Platform (CIBP) em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) e a Católica-Lisbon Executivos.

Vão participar nesta edição do programa duas dezenas de Executive board members e diretores de primeira linha de empresas que querem acelerar o crescimento internacional de forma sustentada. Mais de um terço dos participantes tem MBA e/ou fez o Advanced Management Program recentemente.

Os participantes são oriundos, na grande maioria, de empresas portuguesas grandes e globais, mas também estão representadas algumas empresas de média dimensão e dirigentes de três associações empresariais, em representação das PME nacionais. Ou seja, o tecido empresarial português tem uma ampla representação neste programa, cujo tema é avançar da “exportação para a internacionalização”.

Na sessão de abertura, que se realizou no salão nobre da CCIP, em Lisboa, João Pedro Guimarães, secretário-geral da CCIP, afirmou que este “curso surgiu da identificação de uma lacuna na nossa economia: empresas que atuam apenas nas exportações e que estão num processo que pode levar a uma internacionalização plena, sendo que era preciso um curso que fosse destinado a isto. Ou seja, não existia uma formação que fosse destinada aos gestores que, dentro das instituições, têm responsabilidade de tomarem as decisões que levem a esse passo da internacionalização”.

Além disso, João Pedro Guimarães explica que, na origem deste programa, houve “uma feliz conjugação: a Universidade Católica com todo o seu conhecimento e experiência em formação de executivos, e a CCIP com toda a sua experiência de décadas de apoio ao tecido empresarial português”.

Miguel Athayde Marques, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, explicou que “o objetivo é discutir as questões que poderão levar a uma aceleração da internacionalização das empresas”.

“Esta é uma questão crucial para a nossa economia”, acrescentou. “O crescimento é o grande desafio da nossa economia e das nossas empresas. O crescimento tem de ser alcançado criando valor. E a criação de valor tem como base a competitividade. Crescimento e competitividade estão associados à capacidade de aumentar a presença em mercados internacionais, uma vez que o nosso mercado doméstico é muito limitado. A internacionalização é fundamental para a empresa crescer. Como fazer isto é o que vamos discutir neste curso”, afirmou ainda Miguel Athayde Marques.

Margarida Ramalho, diretora executiva da CIBP e docente convidada da Católica-Lisbon, referiu que o objetivo é “enriquecer a reflexão estratégica na primeira linha de gestão das empresas portuguesas, em ambiente aberto, multissetorial e multigeracional”. “Estamos a viver tempos de transformação e, por isso, a adaptação tem de ser rápida no topo das empresas”, acrescentou.

O programa permite vivenciar a experiência do que é estar inserido numa rede de conhecimento centrada nos desafios das empresas portuguesas. “Ser membro da Academia CEO Future Ready significa estar comprometido com o ’active-learning’, na partilha de conhecimento, na co-criação de soluções e no desenvolvimento de competências”, concluiu Margarida Ramalho.

As 42 horas de formação c-suite acomodam temas como: ativação do mindset colaborativo; riscos e oportunidades na internacionalização das empresas portuguesas; organização focada no crescimento e criação de valor; acelerar a internacionalização; governance e ESG para a internacionalização sustentada; e liderança transformacional.

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado