Conheça a proposta de internacionalização da Câmara de Comércio para 2025!
Consulte o Plano de Ações Internacionais 2025
A diversificação dos destinos de exportação das empresas portuguesas é um claro objetivo da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, alinhado com as expectativas e desafios colocados pelo governo e pelas empresas exportadoras nacionais. Neste sentido a CCIP irá realizar 32 Missões Empresariais presenciais a 25 mercados em crescimento e que já têm trazido resultados muito positivos a empresas portuguesas, casos do México, de Marrocos, da Arábia Saudita, do Japão e do Senegal. Ao mesmo tempo serão realizadas Missões em novas geografias como Omã, Grécia, Indonésia, Vietname e Gabão, entre outras.
Em 2025 vão existir duas novas iniciativas: a realização de 3 missões inversas de compradores para 3 diferentes setores (vinho, alimentar/bebidas e pedra natural), bem como a realização de 4 eventos de diplomacia nos negócios, com Embaixadores de diferentes regiões do mundo que se encontram em Portugal.
Com o objetivo de aprofundar a realidade económica e comercial de um determinado país e permitir às empresas conhecer em maior detalhe as oportunidades existentes nos mercados internacionais, a CCIP irá realizar mensalmente seminários “Meet-the-Market” 100% gratuitos e em formato misto (presencial e online).
Continuará a ser possibilitado às empresas um conjunto de sessões individuais e personalizadas com consultores locais da CCIP em diversos mercados – One to One - em formato 100% online e que permitem o esclarecimento de dúvidas concretas e uma análise do potencial exportador de cada empresa para esse mercado.
Numa perspetiva de constante inovação e adequação às necessidades das empresas, continuará a ser disponibilizado o serviço de consultoria individual para empresas que pretendam fazer negócios a nível internacional – a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa trabalha em mais de 90 países e ajuda empresas de todos os setores, dimensões e perfis, através da preparação de uma agenda de reuniões customizada com importadores, distribuidores, agentes, fornecedores e/ou clientes finais.
Outra das novidades para 2025 será a criação de duas ações exclusivas para as start up portuguesas, nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita, que irão permitir um contato privilegiado com potenciais investidores, clientes e parceiros nestes mercados.
Também em 2025 será lançado um novo formato de evento – “Dia da Exportação” – que concentrará num único dia especialistas em diferentes temáticas ligadas à documentação e instrumentos financeiros, logística e transportes internacionais.
Por último, será realizado um modelo de evento centrado no setor do Turismo - crucial para o PIB português – com 3 ações específicas no México, Coreia do Sul e Itália, que possibilitarão às empresas portuguesas uma exposição distinta nestes mercados.
Em 2024 realizou-se a 1ª edição da Regata da Exportação – um evento que permitiu networking e teambuilding entre CEO’s e Diretores de Exportação de empresas exportadoras portuguesas. Em 2025, esta iniciativa, irá decorrer em Lisboa e no Porto.
Depois do sucesso em 2023 e 2024, o “Exportador do Mês” continuará a ser uma aposta da CCIP. Esta iniciativa tem como objetivo a visita às instalações de empresas líderes exportadoras nacionais e a promoção de networking, contando com a presença dos responsáveis pela exportação e da administração das empresas anfitriãs.
A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa conta com a parceria da Caixa Geral de Depósitos para as suas iniciativas de apoio à internacionalização, o único banco do mundo presente em sete países de língua portuguesa, que tem apoiado a CCIP na sensibilização das empresas portuguesas para as principais "ferramentas" e operações bancárias a utilizar no comércio internacional.
Alguns números importantes dos últimos 10 anos
150 |
270 |
88 |
Mais 250 |
Missões Empresariais com mais de 900 empresas, com uma média de 7 reuniões de qualidade por agenda individual organizada. | Agendas individuais para abordagens comerciais a 77 diferentes mercados. | Empresas estrangeiras que fizeram negócios com empresas portuguesas. | Eventos específicos sobre mercados internacionais, possibilitando às empresas um acesso a informação e oportunidades relevantes. |
92%
das empresas considera que após a participação numa das Missões da CCIP, poderá concretizar negócios a curto prazo.
96%
das empresas atribui uma relevância muito adequada às reuniões que foram proporcionadas no âmbito das Missões.
" O plano de internacionalização que todos os anos a CCIP aprova para servir os seus associados é, como costumo dizer, um passaporte prático para que as empresas nacionais possam melhorar as suas exportações, estabelecer parcerias e continuar o caminho - o melhor caminho em economia global - para a sua internacionalização. Em 2025, o regresso ao comércio internacional vai ser mais necessário do que nunca, para recuperar as economias. Muitas empresas reforçaram os seus contactos internacionais e as vendas em novos mercados, frequentando as missões que organizamos nas quais temos a preocupação de garantir as adequadas reuniões B2B – seja de forma presencial ou virtual. Evidentemente, o plano para 2025 leva em conta o clima de incerteza em que vivemos, e aproveita todas ferramentas que possam ajudar as empresas nossas associadas a fazer a sua estratégia comercial externa, superando as dificuldades sucessivas de pandemia, de guerra e dos constrangimentos nas cadeias de fornecimento."
Paulo Portas, Vice-Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa
"2024 tem sido um ano onde continuamos a assistir a ótimos números de exportações, apesar de um evidente abrandamento face a 2022 e 2023, anos ímpares de resultados em muitos setores. Neste sentido e de forma a poder contribuir com soluções inovadoras e práticas para as empresas que pretendam abordar os mercados internacionais, preparámos um plano de ações diversificado e que procura responder às necessidades que nos têm transmitido as empresas, cujo foco é aumentar os seus negócios a nível internacional. Acreditamos que 2025 será um ano com muita atividade exportadora, onde continuaremos ao lado das empresas, apoiando-as com contatos de qualidade em 25 mercados distintos, com um foco claro na customização – cada empresa tem necessidades diferentes e por isto mesmo trabalharemos com cada uma delas de forma individual e procurando alcançar um objetivo principal – gerar mais negócios a nível internacional."
Pedro Magalhães, Diretor de Comércio Internacional da Câmara de Comércio