Entrega de diplomas do programa da Academia CEO
O Salão Nobre da CCIP, na manhã do dia 21 de fevereiro, foi o palco escolhido para a entrega de diplomas aos participantes da 1ª edição do programa de formação "Da exportação à internacionalização", realizado no âmbito da parceria estabelecida entre a CCIP e a Universidade Católica Portuguesa através da Católica International Business Platform.
Foram 24 os primeiros diplomados do Programa, que arrancou a 17 de novembro de 2023, na Católica-Lisbon Executivos. Hoje, foram homenageados perante uma extraordinária plateia, destacada por Rui Miguel Nabeiro, Presidente da CCIP; Miguel Athayde Marques, Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa; Filipe Santos, Dean da Católica-Lisbon; Margarida Ramalho, Diretora Executiva da Católica International Business Platform; Lídia Tarré, membro da direção da CCIP, Administradora da Gelpeixe e participante no programa, e João Pedro Guimarães, Secretário-Geral da CCIP.
Rui Miguel Nabeiro, Presidente da CCIP, no seu discurso de boas-vindas e também de celebração por este ser um dia “muito especial”, referiu o profundo comprometimento da CCIP em apoiar as “nossas empresas para que o país possa criar riqueza e prosperidade em benefício de todos”.
O Presidente da Câmara de Comércio reforçou ainda a importância do momento que simboliza o compromisso que a CCIP tem em oferecer formação avançada aos seus empresários, apoiando-os no processo de crescimento e desenvolvimento das suas empresas. Rui Miguel Nabeiro expressou especial satisfação pela concretização da parceria com a Universidade Católica, que “nos enche de orgulho” e “nos une a uma instituição de referência”.
Seguiu-se a intervenção de Filipe Santos, Dean da Católica-Lisbon, que realçou a importância do programa, desenhado à medida das necessidades de desenvolvimento das empresas portuguesas. Adiantou que o programa da Academia CEO é encarado como uma oportunidade de “nos superarmos” e que os primeiros diplomados são pioneiros de uma jornada que começou nesta 1ª edição do curso. Filipe Santos finalizou o seu discurso dando destaque ao trabalho conjunto desenvolvido com as empresas e com a CCIP no sentido de melhorar o setor empresarial português.
Margarida Ramalho começou por dizer que a criação de valor económico é acima de tudo um processo de Cocriação e Active Learning. Referiu que o programa da “exportação à internacionalização” foi desenhado à medida para dar uma visão integrada do contexto em que atuam as empresas, e de como podem avançar da exportação para a internacionalização com sustentabilidade. “Havendo um quadro comum de referências na primeira linha das empresas, é possível promover a reflexão e o debate, e tomar decisões sustentadas”. Por fim, sublinhou a importância de permanecer ativo na procura e partilha de conhecimento, “Stay active in learning” é o mote da Academia CEO Future Ready e o programa “da exportação à internacionalização”, a porta de entrada.
A CCIP destaca ainda a intervenção de Lídia Tarré, participante no Programa, que na sua intervenção, destacou o orgulho que sente na realização desta parceria, por toda a resiliência e profissionalismo das partes, acreditando ser por estas vias que a CCIP capacita empresas e ajuda a voar mais alto.
Miguel Athayde Marques encerrou o painel das intervenções, partilhando com todos os presentes: “para sobrevivermos, e sermos sustentáveis no futuro, é hoje que temos de tomar as decisões”. Apontando para o futuro, terminou dizendo que “temos de seguir uma abordagem multidimensional, envolvendo recursos (ganhos de produtividade), pessoas (melhoria das “skills” e da qualidade de vida), e sistemas (boa governance e boa gestão).
A cerimónia terminou com a entrega individual dos diplomas, nesta que foi a edição pioneira do programa da Academia CEO.