UE e Tailândia relançam negociações para um acordo de comércio livre

A UE e a Tailândia relançaram as negociações - que foram suspensas em 2014 - com vista à celebração de um acordo de comércio livre, para impulsionar o comércio e o investimento.

A UE é o 4º maior parceiro comercial da Tailândia e por sua vez a Tailândia- segunda maior economia da região da ASEAN- é o 4º parceiro comercial da UE na região (e o 25º a nível mundial).

O comércio de bens entre a UE e a Tailândia representou 42,1 mil milhões de euros em 2022 e o comércio de serviços ascendeu a 8,2 mil milhões de euros em 2021.

A UE e a Tailândia estão empenhadas em fazer avançar rapidamente as negociações deste acordo de comércio livre estando já agendada uma segunda ronda de negociações para a semana de 24 de janeiro 2024.

As exportações portuguesas para Tailândia têm ainda uma importância muito reduzida no contexto do comércio internacional português de bens. Em 2022 este país ocupou a 67ª posição no ranking de mercados clientes de Portugal, com as exportações de bens a totalizarem 46 milhões de euros. Ao nível das importações ocupou o 42º lugar com importações no valor de mais de 237 milhões de euros. Entre os principais produtos portugueses exportados para este mercado destacam-se: máquinas e aparelhos (20,6% do total); veículos e material de transporte (19,7%) pastas celulósicas e papel (12,1%), produtos alimentares (10%) e plásticos e borracha (8%), que no seu conjunto representaram mais de 70% das exportações para este mercado.

De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística, 356 empresas portuguesas exportaram para este mercado em 2021 e, de janeiro a outubro de 2023, as exportações portuguesas totalizaram 29,6 milhões de euros.

Com a entrada em vigor do acordo o comércio entre Portugal e este país tem grandes potencialidades para se desenvolver e irá proporcionar novas oportunidades para as empresas diversificarem os mercados de destino das suas exportações.

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado