noticia planodeacoes 2024

Conheça a proposta de internacionalização da Câmara de Comércio para 2024!

 

Plano de Ações Internacionais 2024

O racional da escolha dos países tem um foco principal fora dos mercados tradicionais de exportação portuguesa. A diversificação dos destinos de exportação das empresas portuguesas é um claro objetivo da Câmara de Comércio, alinhado com as expectativas e desafios colocados pelo governo e pelas empresas exportadoras nacionais, como tem sido habitual nos planos de ações internacionais anteriores. E esta escolha tem várias premissas importantes:

  • O número e histórico de sucesso de ações anteriores (México, Marrocos, Polónia, Médio Oriente, Cazaquistão, América Latina, Japão e alguns outros países africanos – maioritariamente);
  • A importância de ter bons consultores nestes mercados e com preços acessíveis para a preparação das agendas (cada vez mais difícil). Existem outros mercados onde acho que fazem sentido fazer ações, mas onde não temos parceiros de confiança – por exemplo USA, Canadá, UK, Austrália, Nórdicos;
  • Os índices de crescimento dos países e a sua estabilidade, na sua grande maioria;
  • Países novos, onde arriscaremos, mas traremos novidade e diferenciação – Guatemala e El Salvador, Madagáscar, Omã, Zâmbia e Paraguai;
  • Feedback das empresas associadas e não associadas que contactamos e que nos indicam as suas prioridades.

O plano contempla a abordagem a realização de 29 Missões Empresariais, exclusivamente em formato presencial, caindo este ano as missões virtuais, que têm diminuído o interesse com a dissipação das restrições de viagem, fruto da pandemia.

A CCIP terá novas iniciativas para 2024, a participação conjunta em 2 certames internacionais, nos setores da logística/transportes e da metalomecânica, bem como a realização de 2 Missões Empresariais exclusivas para as maiores empresas exportadoras portuguesas, denominado de Top Exporter.

Os seminários “Meet the Market” continuarão totalmente em formato Webinar – 100% online e 100% gratuito - que aprofundam a realidade económica e comercial de um determinado país. A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa continuará a possibilitar às empresas um conjunto de sessões individuais e personalizadas com os seus consultores locais em diversos mercados – One to One - também em formato 100% online e que permitem o esclarecimento de dúvidas concretas e uma análise do potencial exportador de cada empresa para esse mercado;

Também em 2024, a CCIP continuará a apoiar empresas ao longo de todo o seu projeto de expansão internacional, numa parceria com a Yunit Consulting e que terá 4 momentos específicos de sensibilização durante o ano e que permitirá às empresas avaliar a sua capacidade exportadora, estabelecer um plano de negócio e de viabilidade económica, selecionar os mercados a abordar, beneficiar dos sistemas de incentivos disponíveis e uma assessoria comercial especifica a nível internacional.

Numa perspetiva de constante inovação e adequação às necessidades das empresas, continuará a ser disponibilizado o serviço de consultoria individual para empresas que pretendam fazer negócios a nível internacional. A Câmara de Comércio trabalha em mais de 90 países e ajuda empresas de todos os setores, dimensões e perfis, através da preparação de uma agenda de reuniões customizada com importadores, distribuidores, agentes, fornecedores e/ou clientes finais.

Outra das novidades para 2024 será a criação de 2 eventos presenciais específicos para o setor dos Vinhos e das Pedras e Mármores, nos mercados Mexicano e Cazaque, para que as empresas destes setores possam abordar os mercados internacionais de forma conjunta e direcionada. São dois setores em que os Consultores da CCIP nestes mercados se sentem confortáveis em preparar as agendas, tendo feito eventos semelhantes para outros países com estes setores.

O Plano contempla um conjunto de ações de formação para a Internacionalização, com sessões práticas e especificas sobre as temáticas que envolvem os processos de internacionalização.

A última novidade para 2024 centra-se no apoio à promoção internacional de Municípios Portugueses, no Médio Oriente. Serão realizados 3 workshops para os mercados dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Qatar, onde se abordarão temáticas sobre como promover os Municípios nestes mercados e nos quais se apresentarão um conjunto de oportunidades existentes para captação de investimento e para o apoio às empresas exportadoras destes Municípios. A CCIP pretende, posteriormente, levar os responsáveis máximos destes municípios a estes mercados, para que possam reunir com fundos de investimentos, family offices e instituições de relevo e com capacidade de investimento.

Depois do sucesso de 2023, a iniciativa Exportador do Mês continuará a ser uma aposta da CCIP em 2024, tratando-se de um evento exclusivo para um número limite de participantes e que permite a visita a uma empresa líder exportadora nacional, em que a Câmara de Comércio atribui uma menção/prémio e onde se visitam as instalações, com muito networking e a presença dos responsáveis pela exportação e pela administração das empresas anfitriãs. Este evento é gratuito para os Associados.

A Câmara de Comércio conta com uma parceria com a Caixa Geral de Depósitos para o apoio à internacionalização, o único banco do mundo presente em sete países de língua portuguesa, que tem apoiado no trabalho de sensibilização das empresas portuguesas para as principais "ferramentas" e operações bancárias a utilizar no comércio internacional.

 

"O plano de internacionalização que todos os anos a CCIP aprova para servir os seus associados é, como costumo dizer, um passaporte prático para que as empresas nacionais possam melhorar as suas exportações, estabelecer parcerias e continuar o caminho - o melhor caminho em economia global - para a sua internacionalização. Em 2023, o regresso ao comércio internacional vai ser mais necessário ainda, para recuperar a performance das economias impactadas por tensões geo-políticas."

Paulo Portas, Vice-Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa

 

"2023 tem sido um ano onde continuamos a assistir a ótimos números de exportações, contudo verifica-se um abrandamento face a 2022, ano ímpar de resultados em muitos setores. Neste sentido e de forma a poder contribuir com soluções inovadoras e práticas para as empresas que pretendam abordar os mercados internacionais, preparámos um Plano de Ações diversificado e que procura responder às necessidades que nos têm transmitido as empresas, cujo foco é aumentar os seus negócios a nível internacional. Acreditamos que 2024 continuará a ser um ano com muita atividade exportadora, onde continuaremos ao lado das empresas, apoiando-as com contatos de qualidade em 26 mercados distintos, com um foco claro na customização – cada empresa tem necessidades diferentes e por isto mesmo trabalharemos com cada uma delas de forma individual e procurando alcançar um objetivo principal – gerar mais negócios a nível internacional."

Pedro Magalhães, Diretor de Comércio Internacional da Câmara de Comércio

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado