A Câmara de Comércio está a realizar a 6ª Missão Empresarial à Rússia, uma das maiores economias mundiais, de 18 a 22 de outubro de 2021.
O maior Estado do mundo, com mais de 145 milhões de habitantes, afigura-se um mercado estratégico de investimento e crescimento para qualquer empresa em processo de internacionalização.
A recuperação russa tem-se sustentado em esforços macro fiscais de estabilização, no aumento nos preços do petróleo e, ainda, no boost que a distribuição de vacinas traz.
Complementarmente, o rublo tem atingido valores competitivos recorde, nomeadamente face ao dólar e euro. Esta tendência é acompanhada de um aumento do consumo interno, taxas de juro e abertura de oportunidades de investimento internacional.
Foi maioritariamente por estas razões que várias empresas portuguesas aceitaram o desafio e integraram a Missão Empresarial a este mercado, na expectativa de alavancar os seus negócios, contribuindo com a qualidade dos seus produtos e serviços, impulsionando, simultaneamente, o crescimento da economia portuguesa.
No âmbito desta deslocação, a CCIP preparou um conjunto de reuniões individuais para cada uma das empresas participantes, que têm atividade nos setores de indústria mobiliária e suplementação alimentar.
De 18 a 22 de outubro, os empresários participantes realizaram reuniões individuais de negócios com empresas russas, previamente valoradas e aprovadas. Desta forma a CCIP garante que cada empresa participante apenas reúne com os players mais indicados para o desenvolvimento dos seus negócios.
O decorrer desta missão também deu lugar a um encontro na Embaixada com Marcelo Mathias, Encarregado de Negócios, e Nuno Leite, Diretor da Representação da AICEP em Moscovo e Conselheiro Económico da Embaixada.
A CCIP acredita que os resultados francamente positivos durante a missão conduzirão a uma nova missão a este mercado no próximo ano.
Conheça o nosso Plano de Ações Internacionais 2021!