destaque-plano-internacional-2021

A Câmara de Comércio dá a conhecer a sua proposta para a internacionalização das empresas portuguesas que procuram iniciar ou diversificar a sua atividade externa em 2021.

 

O que vai encontrar?

cubos-acoes-internacionais-2021

 

Consultar o plano de ações internacionais para 2021

O plano contempla a abordagem a realização de cerca de 45 missões empresariais, entre o formato presencial e virtual, com um foco principal fora dos mercados tradicionais de exportação portuguesa. A diversificação dos destinos de exportação das empresas portuguesas é um claro objetivo da Câmara de Comércio, alinhado com as expectativas e desafios colocados pelo governo e pelas empresas exportadoras nacionais. Neste sentido iremos realizar missões empresariais presenciais e virtuais a destinos em franco crescimento e que já têm trazido resultados muito positivos a empresas portuguesas, casos como o México, Marrocos, Rússia, Costa do Marfim e Coreia do Sul, são alguns desses exemplos.

Vamos continuar com os seminários “Meet-the-Market”, totalmente em formato Webinar – 100% online e 100% gratuito - que aprofundam a realidade económica e comercial de um determinado país, e reuniões “One-to-One, que consistem em sessões individuais e personalizadas entre as empresas e os nossos representantes locais de diversos mercados – também em formato 100% online.

Uma das principais novidades para 2021 será a realização de 4 missões inversas a Portugal de compradores, importadores, retalhistas e distribuidores internacionais, nos setores alimentar e bebidas, têxtil e vinhos.

Numa perspetiva de constante inovação e adequação às necessidades das empresas, será também disponibilizado um serviço de consultoria individual e mentoring para empresas que estejam a iniciar os seus processos de internacionalização.

De acordo com Paulo Portas, Vice-presidente da Câmara de Comércio, “o plano de internacionalização que todos os anos a CCIP aprova para servir os seus Associados é, como costumo dizer, um passaporte prático para que as empresas nacionais possam melhorar as suas exportações, estabelecer parcerias e continuar o caminho - o melhor caminho em economia global - para a sua internacionalização. Em 2021, o regresso ao comércio internacional vai ser mais necessário do que nunca, para recuperar a economia”.

 

O plano foi construído a partir da experiência e do reporting de satisfação das empresas que participam nas ações que a Câmara de Comércio organiza. Procura, por isso, reforçar mercados mais tradicionais de sucesso, bem como abrir novas oportunidades, tendo em conta as geografias de crescimento e abertura às exportações.

 

Tendo tido oportunidade de acompanhar pessoalmente algumas das missões realizadas nos últimos anos, o Vice-Presidente da CCIP afirma ainda que “muitas empresas reforçaram os seus contactos internacionais e as vendas em novos mercados, frequentando as missões que organizamos nas quais temos a preocupação de garantir as adequadas reuniões B2B – seja de forma presencial ou virtual".

 

"O plano para 2021 leva em conta a excecional circunstância em que (ainda) vivemos, e aproveita todas ferramentas que possam ajudar as empresas nossas Associadas a fazer a sua estratégia comercial externa, superando as dificuldades pandémicas.” salientou Paulo Portas.

 

Também em 2021, será lançada a 5ª edição do Estudo Insight, que já nos um olhar aprofundado sobre os processos de exportação de mais de 1.00 pme portuguesas e adequar estratégias para o futuro.

Teremos um conjunto de ações de formação para a Internacionalização, com sessões práticas e especificas sobre as temáticas que envolvem os processos de internacionalização.

A Câmara de Comércio conta com uma parceria com a Caixa Geral de Depósitos para suas iniciativas de apoio à internacionalização, com um foco especial na Rede das Câmaras de Comércio Portuguesas. Contamos, assim, com o apoio estratégico do único banco do Mundo presente em sete países de Língua Portuguesa, que nos tem apoiado no trabalho de sensibilização das empresas portuguesas para as principais "ferramentas" e operações bancárias a utilizar no comércio internacional.

Pedro Magalhães, Diretor de Comércio Internacional da Câmara de Comércio vê com otimismo 2021. “Tendo em conta as enormes incertezas que nos reserva 2021, preparámos um plano ambicioso e que procura responder às necessidades das empresas exportadoras nacionais, que pretendem alavancar os seus negócios a nível internacional. Vamos continuar a estar ao lado das empresas, apoiando-as com contatos de qualidade em mais de 50 mercados distintos, com um foco claro na customização."

 

"Cada empresa tem necessidades diferentes e por isto mesmo trabalharemos com cada uma delas de forma individual e procurando alcançar um objetivo principal – gerar mais negócios a nível internacional" salientou Pedro Magalhães


Quer começar hoje mesmo a impulsionar o seu negócio além-fronteiras?

Consultar o plano de ações internacionais para 2021

 

A equipa de comércio internacional da CCIP está ao dispor das empresas portuguesas.
Fale connosco!

Email: internacional@ccip.pt
Telefone: +351 213 224 050

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio