coordenacao-certificados-origem

A Câmara de Comércio é desde 2017 membro da Rede de Acreditação Internacional para os Certificados de Origem (International Certificate of Origin Accreditation Chain).

Agora é também a entidade Coordenadora a nível nacional da ICC (International Chamber of Commerce) para a Certificação de Origem (National Coordinating Body).

A CCIP passa a ser, assim, a entidade Acreditadora da ICC em Portugal para acesso à rede de Acreditação Internacional para os Certificados de Origem.

A Rede de Acreditação dos Certificados de Origem da ICC é cada vez mais reconhecida, não apenas pelas Câmaras emissoras, mas também pelas alfândegas e pelos operadores económicos. A presença de uma entidade emissora nesta rede é sinónimo de qualidade e integridade.

Este selo garante às empresas exportadores, bancos e administrações aduaneiras que os Certificados de Origem que utilizam são emitidos de acordo com os padrões de certificação mais rigorosos e com base nas diretrizes internacionais da ICC, sendo por isso, mais eficientes e seguros, permitindo aos operadores poupar tempo e dinheiro.

A desmaterialização de processos para além de ser uma realidade para as empresas é também uma forte aposta da CCIP que tem vindo a apostar nessa transformação, nomeadamente nos Certificados de Origem em formato digital.

Deste modo, poucas horas depois de um expedidor fazer o seu pedido de Certificado de Origem, na Câmara de Comércio, vai receber o documento válido no seu email, de forma totalmente electrónica. No prazo máximo de 24 horas, em qualquer lugar do mundo, qualquer um dos seus clientes, fornecedores, alfândegas, ou outro parceiro de negócios, pode verificar, de forma autónoma e electrónica, a integridade e credibilidade desse Certificado de Origem.

Caso ainda seja necessário receber o Certificado de Origem em papel, a CCIP disponibiliza o mesmo sem qualquer custo adicional.

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio