ccip-aposta-na-desmaterializacao

Eficiência e desmaterialização com inúmeros benefícios para as empresas

 

A vaga da digitalização de processos é uma realidade para as empresas e, na CCIP, temos vindo a apostar nessa transformação, nomeadamente nos Certificados de Origem em formato digital.

 

“A tecnologia consegue trazer para as empresas enormes benefícios e a aposta na desmaterialização dos processos é sempre um investimento acertado”, explica Bruno Mourão Martins, Director do departamento de Comércio Internacional da CCIP, “conseguir optimizar processos traz enormes poupanças de tempo e financeiras”, acrescenta.

 

A CCIP aposta na digitalização dos Certificados de Origem.

 

Considerando a importância deste aspecto para as empresas, a Câmara de Comércio ultrapassou diversas barreiras e resistências, e investiu na desmaterialização dos processos de Certificação de Origem.

 

Quais são então, na prática, as alterações subjacentes?

  • Poucas horas depois de um expedidor fazer o seu pedido de Certificado de Origem, na Câmara de Comércio, vai receber o documento válido no seu e-mail, de forma totalmente electrónica;
  • No prazo máximo de 12 horas, em qualquer lugar do mundo, qualquer um dos seus clientes, fornecedores, alfândegas, ou outro parceiro de negócios, pode validar, de forma autónoma e electrónica, a integridade e credibilidade desse Certificado de Origem.

 

Com um Certificado de Origem Electrónico (eCO), obtido na Câmara de Comércio, as empresas passam a beneficiar de diversas vantagens:

 

Eficiência – A possibilidade de receber o seu eCO por e-mail, logo após a emissão e poucas horas após o pedido.

 

Redução de custos – Com a apresentação do eCO, poupa tempo e dinheiro:

  • Poupanças financeiras directas em serviços de correios, serviços profissionais de estafetas, entre muitas outras.
  • Poupanças indirectas ao rentabilizar tempo, ao agilizar processos internos e alocando recursos a outras tarefas. Os despachantes e transitários, ao usarem este serviço, também poupam tempo e dinheiro aos seus clientes finais.

 

Integração – eCO significa que são documentos digitais que podem ser integrados de forma simples nos vários processos e plataformas de fornecedores e parceiros, agilizando e aproximando de forma simples toda a cadeia do comércio internacional.

 

Transparência – Todos os processos de negócio digitais são mais transparentes. Os eCO da Câmara de Comércio ao serem emitidos electronicamente, garantem uma transparência em todo o processo, permitindo acompanhar e validar, em tempo real, o documento.

 

Segurança – Os eCO são emitidos de acordo com um conjunto de processos de qualidade e regras internacionais, da International Chamber of Commerce, que permitem reforçar a integridade e a credibilidade do seu titular. O reconhecimento mundial da qualidade desta acreditação internacional, bem como as assinaturas digitais, de entidades certificadoras nacionais, contribui para a construção de uma relação de confiança com as entidades que utilizam o eCO.

 

Competitividade – Optimizar processos de forma mais simples, executá-los em menos tempo, reduzir custos, integrar toda a cadeia de comércio internacional, aumentar a produtividade, prestar um melhor serviço aos clientes e parceiros, são apenas algumas das vantagens competitivas que a utilização dos eCO conseguem oferecer a todas as entidades que o utilizam.

 

Faça aqui o pedido do seu eCO

 

Consulte o guia de preenchimento passo-a-passo

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio