marcelo-rebelo-sousa

No âmbito da celebração do 184º aniversário, a CCIP organizou um almoço, no dia 18 de Junho, que contou com a presença do Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

No seu discurso aos empresários presentes, o Presidente da República fez algumas referências históricas sobre o ano de fundação da CCIP (1834), salientando a urgência de recuperação do país, sentida na altura, e a necessidade de uma organização da burguesia para “dar força a uma nova fase de investimento e crescimento, uma vez que se tratava de reinventar um país que precisava urgentemente de esperança”.

Segundo o chefe de Estado, ao longo de quase dois séculos, os empresários portugueses e comerciantes industriais, que deram origem a esta instituição, enfrentaram inúmeros desafios: bancarrotas, ultimatos, bloqueios, crises de financiamento, ditaduras, mudanças de regime, o fim do ciclo colonial e imperial, a entrada em novos e lives mercados e a crescente internacionalização das empresas. Reptos que foram utrapassados num permanente “esforço de adaptação e modernização”.

No plano nacional, elogiou "a fibra e a força dos empresários, dos empreendedores e dos gestores portugueses", identificando o novo desafio que se coloca às empresas: a economia global na era digital.

O Presidente da República destacou ainda 7 aspectos que vão marcar as nossas vidas nos tempos mais próximos:

  • a conjuntura política internacional;
  • a preocupação com o regresso do proteccionismo comercial;
  • a encruzilhada na União Europeia;
  • as perspectivas do mundo que fala português;
  • o investimento e as exportações;
  • o acordo sócio-laboral;
  • o orçamento do Estado.

Relativamente ao último ponto, o Marcelo Rebelo de Sousa salientou que "o óbvio é que a actual fórmula governativa vote o Orçamento do Estado para 2019, assim mostrando que é capaz de durar uma legislatura e de se constituir como uma das soluções alternativas sólidas para Portugal, e que até às eleições europeias da Primavera e legislativas do Outono haja estabilidade política".

 

Veja aqui o discurso completo.

 

almoco-marcelo-2018

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio