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“Em 2017, a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa tem um ambicioso programa de missões para reforço da vertente de internacionalização e de exportação das empresas portuguesas. Os mercados-alvo, entre missões empresariais, seminários e 'workshops' atingem quase quatro dezenas de países em cinco continentes.”

fonte: Jornal de Económico


27 missões empresariais, 10 seminários, 6 formações e outras 12 iniciativas fazem parte do novo plano de actividades da área internacional proposto pela Câmara de Comércio para 2017.

"É um plano ambicioso, que inclui mercados novos na Ásia, como índia, Singapura ou Coreia do Sul, além da China, mas também a Europa de Leste (Polónia e a nova aposta na Bielorrússia); a América do Norte, com os Estados Unidos e o Canadá; a América Latiria, com Colômbia, Peru ou México; e África, através de Moçambique ou Egipto", destaca Paulo Portas, em entrevista ao Jornal Económico. No entanto, o plano de missões empresariais previsto para o próximo ano inclui ainda outros mercados, como Alemanha, Israel, Roménia, Bulgária, Costa do Marfim, Cuba, Panamá, Argentina, Uruguai, Malásia, Irão, Argélia, Paquistão, Jordânia e Egipto ou Austrália.

 

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Infografia: Jornal Económico (Mário Malhão mmalhao@jornaleconomico.pt)

As missões empresariais são multissectoriais, reflectindo a diversidade do tecido empresarial português, e têm um número limitado de participantes, (10 a 20) para que possam ser focadas nas necessidades e objectivos de cada empresa.

 

"Passou a haver uma grande capacidade das empresas portuguesas irem mais para o exterior"

 

O Vice Presidente da Câmara de Comércio destacou também a evolução da internacionalização da economia portuguesa nos últimos anos. "Em primeiro lugar, passou a haver uma grande capacidade das empresas portuguesas irem mais para o exterior. Em segundo lugar, houve mais empresas portuguesas a procurar mais do que um mercado no exterior". 

A Câmara de Comércio responde cada vez mais a esta nova realidade. Nos últimos três anos organizou 34 missões empresariais, envolvendo 225 empresas, com um grau de satisfação sobre as consequências de cada uma dessas iniciativas que oscilou entre 80 e 90%. Para 2017, o desafio ainda é maior.

 

Veja aqui a noticia do Jornal Económico

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