A PACSIS promoveu um workshop A2A Know How na CCIP com o mote, “O papel da Gamificação nas Empresas”. O evento juntou dezenas de empresários numa manhã onde os jogos, o conhecimento e a troca de ideias construíram novas estratégias para chegar mais perto dos Consumidores e aumentar o alinhamento nas empresas.
Durante o evento, chegou-se à conclusão de que a Gamificação não é uma ferramenta tão nova como aparenta ser, mas que agora está a ser cada vez mais utilizada em estratégias, mecanismos e dinâmica em diversos contextos empresariais.
Embora possa fazê-lo de diversas formas, algumas empresas têm procurado estratégias de Gamificação para que motivem as suas equipas e obtenham aumentos de produtividade de uma forma altamente eficiente do ponto de vista do investimento.
Usamos a Gamificação ao serviço das vendas
Na PACSIS podemos usar a Gamificação para alinhar as Pessoas com o “Why” da tua empresa! As pessoas que trabalham com vendas têm uma pressão enorme sob as metas a atingir. Além disso, precisam estar entusiasmadas com os produtos que vendem para que possam mostrar as qualidades aos seus Consumidores.
A Gamificação é um processo que foge ao tradicional, algo novo e capaz de tornar a aprendizagem mais interessante. Enaltece o estímulo às pessoas utilizando a motivação (intrínseca ou extrínseca) e o engagement do início ao fim do processo. E claro, estimula o desafio construindo uma “missão” que deve ser alcançada com sucesso. Deste modo, alinhamos pessoas, criamos relações.
É também uma forma divertida de obter novos conhecimentos e desenvolver competências e capacidades, uma tendência do Marketing Digital cujo principal objetivo é que através do treino e da repetição, consiga-se aprender, pergunta a pergunta. Jogando, errando e acertando como as crianças. O resultado é irrepreensível, motiva e aumenta o empenho das equipas enquanto transmite um sentimento de realização, neste caso, aproveitando ainda ao máximo o potencial do mobile para captar a atenção e envolver as pessoas.
As possibilidades são infinitas, basta criar um bom plano e principalmente conhecer e identificar bem o público-alvo. A PACSIS ajuda-te. Pede uma demonstração da nossa aplicação da gamificação e conhece a novidade para aumentar o engagement. Os resultados da dinâmica de jogo têm de ser medidos e trabalhados para que o processo seja proveitoso para ambas as partes.
Pedro Guimarães, Director Geral
Pacsis