A PACSIS promoveu um workshop A2A Know How na CCIP com o mote, “O papel da Gamificação nas Empresas”. O evento juntou dezenas de empresários numa manhã onde os jogos, o conhecimento e a troca de ideias construíram novas estratégias para chegar mais perto dos Consumidores e aumentar o alinhamento nas empresas.

 

Durante o evento, chegou-se à conclusão de que a Gamificação não é uma ferramenta tão nova como aparenta ser, mas que agora está a ser cada vez mais utilizada em estratégias, mecanismos e dinâmica em diversos contextos empresariais.

 

Embora possa fazê-lo de diversas formas, algumas empresas têm procurado estratégias de Gamificação para que motivem as suas equipas e obtenham aumentos de produtividade de uma forma altamente eficiente do ponto de vista do investimento.

 

Usamos a Gamificação ao serviço das vendas

 

Na PACSIS podemos usar a Gamificação para alinhar as Pessoas com o “Why” da tua empresa! As pessoas que trabalham com vendas têm uma pressão enorme sob as metas a atingir. Além disso, precisam estar entusiasmadas com os produtos que vendem para que possam mostrar as qualidades aos seus Consumidores.

 

A Gamificação é um processo que foge ao tradicional, algo novo e capaz de tornar a aprendizagem mais interessante. Enaltece o estímulo às pessoas utilizando a motivação (intrínseca ou extrínseca) e o engagement do início ao fim do processo. E claro, estimula o desafio construindo uma “missão” que deve ser alcançada com sucesso. Deste modo, alinhamos pessoas, criamos relações.

 

É também uma forma divertida de obter novos conhecimentos e desenvolver competências e capacidades, uma tendência do Marketing Digital cujo principal objetivo é que através do treino e da repetição, consiga-se aprender, pergunta a pergunta. Jogando, errando e acertando como as crianças. O resultado é irrepreensível, motiva e aumenta o empenho das equipas enquanto transmite um sentimento de realização, neste caso, aproveitando ainda ao máximo o potencial do mobile para captar a atenção e envolver as pessoas.

Atuamarca

As possibilidades são infinitas, basta criar um bom plano e principalmente conhecer e identificar bem o público-alvo. A PACSIS ajuda-te. Pede uma demonstração da nossa aplicação da gamificação e conhece a novidade para aumentar o engagement. Os resultados da dinâmica de jogo têm de ser medidos e trabalhados para que o processo seja proveitoso para ambas as partes.

 

Pedro-Guimaraes

Pedro Guimarães, Director Geral

Pacsis

 

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.