Imagem1A medição e análise de resultados na gestão do Marketing Digital é fulcral para a tomada de decisão, permitindo a optimização do investimento efectuado e a obtenção de melhores resultados. Os desafios de hoje, prendem-se com a existência de muitos canais, que são diversos em termos de objectivos e em contexto de utilização, torna-se assim essencial que não nos centremos nas métricas da vaidade e que passemos para o teste das opiniões, avaliando o que realmente importa! Uma boa gestão de marketing irá ajudar a melhorar resultados, a criatividade, a jornada do cliente (customer journey) e a qualidade do trabalho das diferentes equipas.

A optimização de campanhas de marketing em canais digitais, deve ter em conta a audiência pretendida e os resultados a obter. Para melhores resultados devemos seguir uma prática que seja coerente com a persecução dos nossos objectivos online e offline.

 

Objectivos

Start with a goal in mind!

 

É muito importante definir qual o objectivo atingir, o qual poderá ser reconhecimento da marca brand awareness, venda (online e offline) ou a submissão de formulários como por exemplo: pedidos de informação; registo em newsletter;

Estes objectivos convencionaram-se de micro-objectivos pois são os que ajudam a “entrar” nas etapas iniciais da jornada do cliente.

A jornada do cliente ajuda-nos a potenciar a comunicação nos canais digitais onde as diferentes etapas, são de extrema importância para entender os desafios e necessidades do cliente, durante este processo que levará idealmente à fidelização da marca e ao aumento do valor do cliente. Cada marca/organização terá a sua própria customer journey. Para efectuar uma boa campanha de marketing digital deveremos ter em conta o esquema em baixo representado.

costumerjourney

Canais Digitais e os principais indicadores e métricas

Sucintamente podemos afirmar que o melhor indicador é a taxa de conversão, ou seja, o número de vezes que os potenciais clientes foram ao nosso website e à página de destino e que converteram, na acção que pretendíamos, vulgarmente chamada de CTA “Call to Action”, mas também é importante perceber por canal digital:

  • Email Marketing → Quais os melhores assuntos pela taxa de abertura de email, assim como a taxa de conversão no website quando chega
  • SEO → melhor ranking no Google e maior taxa de conversão no website através da pesquisa
  • Redes Sociais → Interação e engajamento e taxa de conversão no website
  • Social “Ads” (anúncios em redes sociais) → taxa de conversão no website
  • “Display Advertising” (colocação de anúncios em websites de media entre outros) → Visualização para “Awareness”

 

Página de destino

Página de destino deve ter diferentes características, tendo em conta os objectivos descritos anteriormente, levando à conclusão do objectivo. Não devemos esquecer que a página deverá ter conteúdo relevante à acção, assim como imagens apropriadas. A coerência dos valores da marca deverá ser reconhecida por todos em todos os canais.

 

Preparar Links

Prepare o link para perceber a origem (identificada no parâmetro utm_source), o meio como as redes sociais (identificada no parâmetro utm_medium) e a campanha (identificada no parâmetro utm_campaign).

Exemplo:
https://ittechbuz.com/cms/pt-pt/newsletter?utm_source=Facebook&utm_medium=social&utm_campaign=artigo_ccip

Neste caso, ao registar-se, vai receber por email um manual com as indicações de colocação para as campanhas de marketing digital para o Google Analytics.

 

Para mais informações contatar por email marketing@ittechbuz.com

ittechbuz

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.