EUA: Relações com Portugal e oportunidades de negócio

A balança comercial de Portugal com os Estados Unidos tem sido, nos últimos anos, favorável ao nosso País, que tem evidenciado um grande dinamismo na forma como tem diversificado as suas exportações e divulgado os seus produtos no exigente mercado norte-americano. Assim, em 2014, a balança comercial de bens de Portugal com os EUA apresenta um valor de 2,1 mil milhões de euros no referente às exportações nacionais para aquele país e um valor de 920,2 milhões de euros de importação de produtos americanos por Portugal.

Quanto às exportações portuguesas por grupos de produtos, estas foram essencialmente constituídas, no início de 2015 (Janeiro/Fevereiro), por combustíveis minerais (20,5%); máquinas e aparelhos (10,9%); matérias têxteis (10,5%); pastas celulósicas e papel (7,7%); madeira e cortiça (7,0%) e químicos (6,2%).

As importações de Portugal com origem nos Estados Unidos, por grupos de produtos, foram, no mesmo período, constituídas sobretudo por produtos agrícolas (31,1%); máquinas e aparelhos (22,5%); combustíveis minerais (9,6%); veículos e outro material de transporte (6,6%); instrumentos de óptica e precisão (4,9%) e químicos (4,4%).

Refira-se ainda que recentemente o Vice-Primeiro-Ministro português, Paulo Portas, em deslocação oficial aos EUA, referiu que espera para este ano um aumento de 400 milhões de euros nas exportações nacionais para aquele mercado.

Principal mercado de destino das exportações portuguesas extra-comunitário neste primeiro trimestre de 2015, os EUA podem assumir uma relevância ainda maior para as exportações portuguesas com a concretização do TTIP – Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento, que está a ser negociado entre a União Europeia e os Estados Unidos desde Julho de 2013. Com o objectivo de criar a maior zona de comércio livre do mundo, este acordo pretende eliminar as barreiras comerciais, aduaneiras e não aduaneiras, aplicadas sobre uma vasta gama de sectores da economia, harmonizar regulamentação. A Câmara de Comércio juntou-se em 2014 a uma iniciativa do Governo Português e patrocinou, juntamente com a FLAD, um estudo sobre o impacto do TTIP para Portugal, que traça um cenário positivo para a economia portuguesa, com reflexos no crescimento das exportações e na criação de emprego. De acordo com a análise feita por este estudo, Portugal seria o segundo país da UE que mais beneficiaria com a concretização do Acordo.

Pela importância crescente que o mercado americano tem vindo a ganhar nas exportações portuguesas, a Câmara de Comércio e a CIEP vão organizar no segundo semestre deste ano, uma Missão Empresarial aos EUA, depois do sucesso da missão de 2014.

 

Overview

Enquadramento económico

 

FIND OUT MORE ABOUT OUR SERVICES!

 

For further informations contact us.

Media