Coreia do Sul: Overview

As oportunidades de uma nova potência asiática

Um crescimento económico rápido com uma redução significativa da pobreza projectaram a Coreia do Sul como um caso de sucesso económico das últimas décadas, fazendo do país um verdadeiro “tigre asiático” do século XXI.

 

fabrica-samsung-gumi-coreia-sul 2Longe da realidade que caracterizou o país no passado – uma economia de subsistência com indicadores macroeconómicos em alguns casos muito próximos dos países mais pobres do mundo – a Coreia do Sul é hoje uma economia aberta, industrializada, de alta tecnologia, desenvolvida, dotada de um sector financeiro grande e diversificado, sendo um dos mais dinâmicos e sofisticados mercados do mundo. Trata-se de uma economia competitiva, baseada no conhecimento, com uma mão-de-obra altamente qualificada e sólidos níveis de crescimento. Tudo isto é fruto de um conjunto de políticas governamentais orientadas para o crescimento e industrialização que transformaram totalmente o país, hoje, na 4ª maior economia asiática e na 11ª a nível mundial.

 

Depois de anos de extraordinário crescimento económico – em muitos casos acima dos dois dígitos (anos 80 e 90) – impulsionado, entre outros factores, por um forte aumento das exportações e um investimento estrangeiro crescente e revelando uma cada vez maior integração do país na economia e comércio internacionais, os anos mais recentes (2012-2016) foram de crescimento mais fraco, na ordem dos 2,8%, em grande parte devido à desaceleração da China e ao arrefecimento das economias emergentes. Mas as estimativas apontam para uma recuperação tímida desta economia, cujos grandes pilares continuam a ser o sector dos serviços e a indústria, principalmente a indústria de ponta. Além da produção de aço, da construção naval e da indústria automóvel – algumas das áreas onde a Coreia do Sul figura como um dos líderes mundiais – o dinamismo do sector das tecnologias e informação deverá continuar a animar o crescimento para os próximos anos desta potência económica, ainda que em torno dos 3% apenas.

 

Localização geográfica: Ásia Oriental (Leste Asiático), na metade sul da península coreana, entre a Coreia do Norte (a norte) o Mar do Japão (a Este) e o Mar Amarelo (a Oeste)
Capital: Seul
Território: 96 920 km2
População: 50.617.045 (Banco Mundial, 2015)/ 50.924.172 (CIA, World Fact Book, 2016 Julho est.)
Língua: Coreano
Moeda: Won sul-coreano
Ranking Doing Business Report 2017: 5/190
Global Competitiveness Index 2016-2017: 26/138
Index of Economic Freedom 2017: 23/180 (Heritage)
PIB, taxa crescimento real: 2,72% (est. 2016, FMI)

 

RISCOS E OPORTUNIDADES
RELAÇÕES COMERCIAIS COM PORTUGAL E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO

FIND OUT MORE ABOUT OUR SERVICES!

 

For further informations contact us.

Media