Moçambique – Retoma do Projecto LNG

Considerando a melhoria da situação securitária na região, a Total Energies vai, em princípio, retomar o projecto de exploração de gás natural em Moçambique, um projecto no valor de 20 mil milhões de dólares norte-americanos.

A Total Energies anunciou oficialmente esta retoma das operações onshore e offshore depois do encontro, em Afungi (Norte de Moçambique) no dia 29 de Janeiro, do presidente e CEO da companhia francesa, Patrick Pouyanné, com o Presidente de Moçambique, Daniel Chapo.

A retoma foi confirmada depois de, em 7 de Novembro de 2025, ter sido anunciada pelo consórcio Mozambique LNG a decisão de revogar a declaração de Force Majeure de 2021 que suspendeu as operações devido aos ataques pelos guerrilheiros fundamentalistas.

A melhoria da situação é atribuída à presença do contingente militar ruandês, de cerca de 2500 homens, que restaurou um nível de segurança compatível para a retoma do projecto que, segundo Pouyanné, irá tornar Moçambique num importante exportador de gás natural.

Conteúdos desenvolvidos por Gaporsul

FIND OUT MORE ABOUT OUR SERVICES!

 

For further informations contact us.

Media