Filipinas: Riscos e Oportunidades

Apesar da solidez que tem caracterizado o crescimento do país, a economia filipina não está isenta de vulnerabilidades. Existem, desde logo, importantes desafios de desenvolvimento económico. Os níveis de pobreza, desigualdade e desemprego permanecem elevados, com mais de 25% população a viver abaixo do limiar de pobreza nacional, enquanto o número total de trabalhadores desempregados e subempregados poderá ultrapassar os 10 milhões.

Acrescem alguns riscos políticos cuja mitigação terá de passar pelo não regresso à instabilidade do passado, pela consolidação de mecanismos que garantam formas pacíficas de alternância no poder, maior transparência e uma efectiva luta contra a corrupção.

A par de condições políticas, macroeconómicas, financeiras e securitárias (associadas ao narcotráfico, à presença pontual de elementos radicais de inspiração islâmica e grupos separatistas muçulmanos passíveis de provocar alguma instabilidade), a continuação da trajectória de sucesso que vem sendo seguida estará ainda dependente de factores que escapam à esfera política e ao controlo da acção governativa.

Pelo seu posicionamento geográfico, as Filipinas são vulneráveis a desastres naturais, como terramotos, tsunamis ou tufões, que podem, à semelhança do que aconteceu no passado, causar danos económicos ao país. O governo reconhece a importância da não ocorrência de choques climáticos, tendo já advertido que a vulnerabilidade do país nesta matéria poderá vir a aumentar devido ao impacto do aquecimento global.

business-philippinesMas apesar de alguns riscos, existem oportunidades a explorar, principalmente numa economia que entra numa nova fase de crescimento e consolidação. O sector das telecomunicações, dos serviços online e do Business Process Outsourcing encontram-se em forte expansão com oportunidades de negócio a explorar, desde logo, na área das tecnologias de informação e comunicação, assim como em sectores associados.

O país carece ainda de desenvolvimento industrial e de capacidade tecnológica para conseguir responder aos objectivos de crescimento traçados nos seus planos nacionais de desenvolvimento com base em sectores estratégicos identificados. Para as empresas portuguesas, terão especial relevância os sectores de construções de equipamentos e infraestruturas, energias renováveis, gestão de redes de água, materiais de construção, processamento alimentar, tratamento de resíduos. Nestas áreas, o know-how, a tecnologia e qualidade dos nossos produtos e serviços poderá ser uma óptima opção para a procura filipina.

 

Overview
Relações comerciais com Portugal e potencial exportador

 

FIND OUT MORE ABOUT OUR SERVICES!

 

For further informations contact us.

Media