A internacionalização passo-a-passo

Categoria
Formação
Data
06062019 09:30

Descubra passo-a-passo como levar a sua empresa mais longe

A internacionalização passo-a-passo

3ª edição

 

Sendo actualmente a internacionalização um passo natural para as empresas, torna-se essencial que estas definam com precisão as estratégias que pretendem alcançar nos seus mercados de eleição.

Nesta formação, serão analisadas as alternativas de entrada em novos mercados e proporcionados os conhecimentos, os métodos e as ferramentas necessárias para um processo estruturado e eficaz.

 

4 motivos para participar nesta formação

1. Elabore um diagnóstico internacional, através da análise dos pontos fortes e fracos da empresa
2. Estabeleça diferentes modos de actuação nos mercados nacionais e internacionais
3. Percorra as etapas essenciais do processo de internacionalização
4. Identifique os factores críticos de sucesso na exportação/internacionalização

 

Programa

1. Visão esquemática das áreas funcionais de uma empresa:

O conceito de empresa;
Organização interna das PME;
Actividades das áreas funcionais: Gestão de Marketing; Gestão da Produção; Gestão Financeira; Gestão de Materiais; Gestão de Recursos Humanos; Gestão dos Serviços; Gestão Empresarial;
Diagnóstico empresarial numa óptica de Marketing Internacional.

 

2. O mercado nacional vs mercado internacional:

As etapas do processo de internacionalização – Modelo EPRG;
As causas da internacionalização das empresas;
Optar num contexto internacional;
As PME e a internacionalização.

 

3. A cultura de internacionalização:

As componentes principais da cultura: os costumes; o conhecimento; as crenças; a arte; a moral; a lei; aspectos do comportamento americano, japonês, sul coreano;
Os factores de acesso aos mercados internacionais.
A lista de objecções à internacionalização;
Os factores críticos de sucesso na exportação.

 

4. Oportunidades e ameaças internacionais:

Novas realidades operativas;
Formas de analisar mercados;
Dificuldades operacionais;
Casos sobre criatividade, design, aplicados à procura de novas soluções para os produtos e serviços destinados aos mercados internacionais.

 

Destinatários

Esta formação tem como destinatários empresários, empreendedores, administradores, gestores, quadros empresariais e consultores com responsabilidades ao nível de processos de internacionalização. Licenciados e bacharéis que pretendam adquirir competências nesta área.

 

Formadora

Margarida Ribeiro

Mestre em Economia Internacional e Estudos Europeus, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, actual Universidade de Lisboa. Tem uma vasta experiência na área de comércio internacional (mais de 30 anos de actividade) e colabora com diversas empresas na área de formação de internacionalização de empresas.

 

Local e horário

Esta sessão realiza-se na sede da Câmara de Comércio, no dia 6 de Junho, das 9h30 às 18h00.

 

Valor do investimento

Associados: 190 €
Não Associados: 230 €

 

Inscrições

Para se inscrever basta preencher e submeter o formulário que consta no site da Câmara de Comércio. Posteriormente, receberá um e-mail com a confirmação da sua inscrição, após o qual deverá proceder ao pagamento por transferência bancária para EUROBIC - PT50 0079 0000 60773521101 92. O valor da inscrição deverá ser liquidado antes da data do evento e o comprovativo enviado por e-mail para formacao@ccip.pt.

Os cancelamentos devem ser comunicados à Câmara de Comércio por escrito. A não comparência na iniciativa, sem justificação prévia com uma antecedência mínima de 48h, implica o pagamento da totalidade do valor da inscrição e não obriga a Câmara de Comércio a efectuar qualquer devolução. Caso se veja impossibilitado de comparecer, envie alguém em sua substituição ou fale connosco.

Consulte a política de cancelamento.

 
 

Todas as datas

  • 06 06 2019 09:30 - 18:00

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.