Missão Empresarial Países Bálticos

Categoria
Missão Empresarial
Data
21 03 2022

Venha com a CCIP conhecer os Países Bálticos

 

Estónia, Letónia e Lituânia

A CCIP vai realizar no mês de março uma missão empresarial aos Países Bálticos – Lituânia, Letónia e Estónia. Com uma extensão territorial de 175 mil quilómetros quadrados e 6,8 milhões de habitantes estes países têm diversas semelhanças históricas, culturais e económicas e são vistos como um caso de sucesso económico.

Ao aderirem à União Europeia em 2004, estes 3 países ficaram com uma maior proximidade económica e politica abrindo o seu mercado a investidores estrangeiros. Estónia. Letónia e Lituânia passaram então a ser vistos como mercados únicos.

Todos os três países são classificados como economias de rendimento alto pelo Banco Mundial e mantêm um índice de Desenvolvimento Humano igualmente alto, com diversas oportunidades de investimento e um elevado grau de abertura económica ao estrangeiro.

A Estónia tem vindo a tirar partido das oportunidades decorrentes do Mercado Único, em especial na captação de investimento estrangeiro. Este país tem vindo a registar elevados índices de crescimento (entre 2017 e 2019, contabilizou uma média anual de 5%), suportado por uma subida robusta do investimento, pela canalização de fundos europeus para o sector da construção e ainda pelo crescimento do consumo privado. Relativamente ao PIB, a Estónia apresenta uma estimativa prevista para o crescimento anual do PIB de 4,2%.
No ano de 2020 este mercado foi o 68º cliente das exportações portuguesas de bens, ocupando a 73ª posição ao nível das importações.

A Lituânia tem como prioridades o desenvolvimento de uma economia sustentável, no reforço da sua independência energética, na redução das desigualdades, na melhoria dos sectores da saúde e ensino e na promoção das empresas financeiras de base tecnológica. Este mercado apresenta uma pequena economia aberta com a exportação de bens e serviços a representar 73,3% do PIB em 2020. Relativamente ao PIB, a Lituânia apresenta uma estimativa prevista para o crescimento anual do PIB de 4,1% em 2022.
Segundo o INE, a Lituânia foi o 50º cliente das exportações portuguesas de bens, ocupando a 58ª posição ao nível das importações no ano de 2020.

A Letónia é uma pequena economia aberta, apresentando um grande crescimento do PIB entre os anos 2017 – 2019 e com a exportação e importação de bens e serviços a representar cerca de 120% do PIB em 2020.
Graças á sua localização geográfica, dispõe de um sector de transportes altamente desenvolvido, no que é acompanhado pelos sectores das madeiras, agricultura, produtos alimentares, máquinas e eletrónica. Segundo o INE, a Letónia foi o 62º cliente das exportações portuguesas de bens, ocupando a 81ª posição ao nível das importações em 2020.
De acordo com as previsões do Fundo Monetário Internacional a estimativa do PIB é de 5,2% para o ano de 2022.

Relativamente a oportunidades de negócio, a Estónia tem como a principal categoria de produtos importados os combustíveis minerais, seguidos das máquinas e equipamentos elétricos, do setor alimentar, madeiras e cortiça. Já na Lituânia destaca-se os setores da construção e das TIC, farmacêutica e saúde, equipamentos elétricos. Por fim, a Letónia foca-se na modernização tecnológica e nas TIC, farmacêutica, produtos químicos, entre outros.

 

QUEM DEVE INTEGRAR ESTA MISSÃO?

Esta missão empresarial multissectorial é destinada a todas as empresas portuguesas que pretendam exportar ou investir nestes mercados.

 

QUAIS OS OBJETIVOS?

  • Conhecer o ambiente de negócios dos países;

  • Ter reuniões individuais de negócios com importadores/ distribuidores e/ou clientes finais de acordo com o perfil de cada participante;

  • Conhecer os principais operadores do mercado no setor de cada empresa e a concorrência;

  • Estabelecer contatos com os meios empresariais locais;

  • Contatar com parceiros locais de referência.

 

Programa

21 MARÇO

Partida para Riga, Letónia

Reunião de briefing final para as agendas individuais

22 MARÇO

Reuniões individuais de negócios

23 MARÇO

Reuniões individuais de negócios

24 MARÇO

Reuniões individuais de negócios

Jantar com empresário local

25 MARÇO

Partida para Lisboa

 

Notas:

A realização desta missão poderá implicar um número mínimo de 7 empresas participantes.

Desistências comunicadas até dia 21 de fevereiro serão alvo de reembolso no valor de 25% do custo da participação.

As datas dos voos estão sujeitos a confirmação mediante disponibilidade.
Caso pretenda partir do Porto, por favor contacte-nos.

Programa sujeito a alterações para melhor adequação de contactos.

 

COMO FAZER A INSCRIÇÃO?

1. Fazer a pré-inscrição através do formulário até dia 14 de fevereiro de 2022.

2. Envio da apresentação da empresa em inglês

3. Análise da viabilidade de negócios

4. Contacto da CCIP para validação de interesse

5. Pagamento do valor da inscrição

6. Construção da agenda

7. Viagem + Reuniões de negócio

 

O que está incluído?

  • Passagem aérea em classe económica Lisboa/ Riga /Lisboa
  • Alojamento em Hotel a definir em Riga
  • Transfers Aeroporto/ Hotel/ Aeroporto
  • Agendamento de um mínimo de 5 reuniões individuais de negócios com importadores/ distribuidores e/ou clientes finais nos Países Bálticos de acordo com o perfil de cada participante.
  • Atividades no âmbito do programa (refeições não incluídas)
  • Momentos de networking com a esfera empresarial local
  • Seguro de viagem
  • Acompanhamento de um membro da Câmara de Comércio e/ou de um parceiro local durante a missão 

  

 

Faça aqui a sua pré-inscrição

Investimento PaísesBálticos 2022

 

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O que dizem os participantes em Missões Empresariais CCIP?

"Sendo esta a primeira participação da SOPLAST numa ação de desenvolvimento de negócios deste género, considero que a organização de toda a missão foi excelente, com um acompanhamento permanente de todos os intervenientes, o que permitiu alcançar em pleno todos os objetivos à partida traçados para esta missão. Este tipo de iniciativas de entrada em mercados, seja para abertura de novos clientes ou para expansão de operações localmente, são uma forma eficaz e de baixo custo para rapidamente construir uma rede sólida de contactos.”

Henrique Rézio
Diretor Geral | Soplast

 

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  • de 21 03 2022 a 25 03 2022

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