Missão Empresarial Virtual Inversa Setor Alimentar e de Bebidas

Categoria
Webinar
Data
05 07 2021 00:00

Reúna online com importadores alimentares e de bebidas de todo o mundo

 

Missão Empresarial Virtual Inversa | Setor Alimentar e de Bebidas

 

O setor agroalimentar português é fundamental para a estratégia de crescimento da economia e contribui diretamente para o aumento das exportações do país.

Este setor ocupa um espaço de relevo na economia portuguesa, não só pelo seu peso económico, mas também pela criação de produtos que fazem da “marca Portugal” cada vez mais conhecida por todo o mundo.

Em 2020, entre janeiro e setembro, as exportações de produtos alimentares e bebidas cresceram 1,53% face ao período homólogo, segundo o INE.

Este crescimento deveu-se, não só ao aumento das exportações para os mercados extracomunitários (crescimento de 16,5%), bem como a diminuição das importações de bens alimentares e bebidas (decréscimo de cerca de 8%), que, adicionalmente, contribuiu para atenuar o défice da balança comercial do setor, que registou uma diminuição próxima dos 500 milhões de euros, face ao período homólogo.

O estudo da PortugalFoods intitulado “Estratégia de Internacionalização do Setor Agroalimentar 2019-2021” (estudo realizado em 2018 a mais de 143 empresas e diversas associações do setor) veio identificar os mais importantes mercados de exportação para Portugal: 1. União Europeia, nomeadamente a zona da Europa Ocidental e o Norte da Europa; 2. Espanha; 3. países africanos que falam a língua portuguesa e do Brasil; 4. outros mercados relevantes para a exportação nacional os EUA, Canadá, China, Macau, Japão, Golfo, Marrocos, Argélia, Egito, México, Colômbia, Singapura, Indonésia, Austrália e India.

O setor vinícola em Portugal teve um forte crescimento nos últimos anos devido à internacionalização das empresas de vinho, que estão a apostar na abertura de novas rotas de mercado.

Em agosto de 2020, as exportações de vinhos portugueses cresceram 8,3% em valor e 8,2% em volume face a agosto de 2019, apesar da quebra de vendas e encomendas no início do período de confinamento, segundo o INE.
No que diz respeito aos principais mercados de exportação, identificamos a América Latina (principalmente o Brasil), Europa (sendo os principais Itália e França) e Ásia (onde se destaca a China).

Os cinco maiores países importadores de vinho em 2019 foram a Alemanha, Reino Unido e França que em conjunto com os EUA e China representam mais de metade do total de vinho importado a nível mundial.

 

QUEM DEVE INTEGRAR ESTA MISSÃO?

  • Produtores alimentares e de bebidas;
  • Brokers alimentares e de bebidas;
  • Distribuidores alimentares e de bebidas;
  • Redes de Hiper e Supermercados;
  • Outros operadores do setor.

 

QUAIS OS OBJETIVOS?

  • Desenvolver contactos com importadores / distribuidores / redes de supermercados / grossistas / retalhistas em todo o mundo;

  • Dar a conhecer a sua empresa e os seus produtos a mais de 500 contactos;

  • Concretizar reuniões virtuais individuais que possam gerar em negócios para a sua empresa.

 

Quais os próximos passos?

1 - Fazer a inscrição gratuita através deste formulário até 10 de maio de 2021;

2 - Contacto da CCIP para pedido de envio de apresentação da empresa / catálogo dos produtos;

3 - Partilha do perfil da sua empresa com mais de 500 importadores de vinhos espalhados pelo mundo;

4 - No caso de interesse de algum importador estrangeiro, entraremos em contacto consigo para que valide o interesse em agendar a reunião e fazer o devido pagamento;

5 - Agendaremos tantas reuniões quantos importadores tivermos interessados nos seus produtos.

 

*Não haverá lugar a qualquer pagamento caso não haja nenhum importador com quem reunir

Investimento Missao Inversa Virtual Alimentar Bebidas JUL2021

 

organizacao-ccip-cgd

 

O que dizem os participantes em Missões Empresariais CCIP?

"Com o objetivo de incrementar as nossas vendas no Mercado Mexicano, participámos na missão organizada no passado mês de Novembro pela CCIP. Com uma agenda bastante preenchida e com um grupo de clientes criteriosamente selecionados, temos já estabelecidos os contactos necessários para o cumprimento do nosso plano de expansão neste mercado, materializado em encomendas firmes."

António Mendonça
Export Manager | Bacalhôa Vinhos

 

Quer abordar este ou outro mercado num formato distinto?

Saiba mais sobre o serviço de consultoria individual da CCIP.
Agende reuniões B2B à medida da sua empresa. Quando e para onde quiser!

Fale connosco.

Departamento de Relações Internacionais
internacional@ccip.pt | +351 213 224 067

Venha fechar negócios num dos países com maior crescimento mundial 

 
 

Todas as datas

  • de 05 07 2021 00:00 a 09 07 2021 00:00

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.