Os Estados-Membros da União Europeia aprovaram recentemente um acordo comercial com a Singapura. O acordo, entre outras coisas, permitirá a proteção legal de 138 produtos alimentares e bebidas provenientes da Europa.
A receita total do setor Alimentar e Bebidas em Singapura, para 2021, estima-se que atinja os 296 milhões de dólares. Este valor demonstra uma taxa de crescimento anual de 6,58%, resultando num expectável volume de mercado de 382 milhões de dólares até 2025. A taxa de penetração neste mercado estima-se que seja de 16,7% em 2021 e deverá atingir os 23,0% em 2025. A receita média per capita deve chegar a cerca de 300,75 dólares em 2021.
A implementação do comércio online neste setor está atrasada há duas décadas. No entanto, finalmente descolou, tornando-se a categoria de produtos de crescimento mais rápido no comércio eletrónico. Os principais desafios neste setor são: facilitar a entrega rápida de produtos perecíveis e reduzir o alto custo da entrega flexível no mesmo dia. Estes fatores mantêm as barreiras de entrada altas, o que só é combatível com a entrada de novos investimentos.
As seguintes tendências de consumo devem ser tidas em consideração: os habitantes de Singapura têm um estilo de vida agitado e pouco tempo para preparar as suas refeições. Por isso, preferem comer “on-the-go” ou comprar alimentos processados e embalados. A influência ocidental fez com que as famílias optassem por alimentos comuns no Ocidente, que têm sido cada vez mais consumidos em oposição aos alimentos tradicionais. Devido aos altos salários, a população local tem poder de compra suficiente para comprar alimentos e bebidas independentemente do preço. Singapura é, inclusive, o quinto maior mercado de exportação da UE na Ásia no setor alimentar e das bebidas, trocas comerciais que rendem, por ano, cerca de dois mil milhões de euros.
O país não é capaz de produzir alimentos suficientes para satisfazer a sua população. Como resultado, tornou-se um dos maiores importadores mundiais de produtos agrícolas e alimentos processados. Espera-se que essa taxa de consumo cresça devido ao aumento salarial e ao aumento do fluxo de visitantes/turistas.
1. Fazer a pré-inscrição através do formulário até dia 9 de abril de 2021.
2. Contacto da CCIP para pedido de envio de uma apresentação / catálogo em inglês;
3. Análise da viabilidade de preparação da agenda de reuniões de acordo com os objetivos pretendidos;
4. Contacto da CCIP para validação de interesse e confirmação de participação na Missão;
5. Pagamento do valor da inscrição;
6. Construção da agenda;
7. Realização das reuniões de negócios.
Análise diagnóstico da preparação da empresa em participar na Missão;
Agendamento de 5 a 10 reuniões individuais de negócios;
"O balanço que faço é muito positivo. Todos os contactos proporcionados tinham potencial para efetuar negócio, o que é o que se espera de este tipo de missões. Seguramente que iremos estar presentes em futuros eventos do mesmo género."
Pedro Gaspar
Partner | Portuguese Olive Oil Partners
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