Encontre contactos de qualidade num dos mercados com maior projeção de desenvolvimento na Eurásia
O Azerbaijão é constituído por uma força de trabalho de 5,07 milhões, em 10 milhões de habitantes e, cada vez mais, os jovens precisam de empregos e procuram uma maior qualidade de vida.
Os recursos energéticos têm sido essenciais no crescimento e desenvolvimento económico do Azerbaijão, atraindo ao país fluxos cada vez maiores de investimento estrangeiro.
Este setor foi o principal motor do rápido crescimento verificado, principalmente a partir do início dos anos 2000, com uma média anual de crescimento do PIB de quase 15%, até que a quebra generalizada do preço do petróleo nos mercados internacionais, sentida a partir de 2014, provocou uma forte desaceleração.
No ano de 2016 sentiu-se a recessão económica, com o PIB a registar um crescimento negativo de -3,1%.
Estão em curso esforços para implementar reformas financeiras, fiscais, económicas e institucionais, tendo em vista potencializar a economia - com enfâse no desenvolvimento dos setores não-petrolíferos - e melhorar o ambiente de negócios no país.
Com as reformas implementadas, já se registam melhorias significativas em todas as vertentes económicas e empresariais do país.
Além disso, a estabilidade política, o baixo custo de mão-de-obra e elevado nível de produtividade são outros fatores que tornam este mercado tão atrativo para as empresas portuguesas.
O Azerbaijão tem um setor industrial muito bem desenvolvido, sendo que a produção industrial é responsável por quase 60% do PIB do país.
O PIB do Azerbaijão cresceu 2,3% em 2019, mas prevê-se que caia para -2,2% em 2020 devido ao surto do Covid-19 no mundo. No entanto, deve aumentar para 0,7% em 2021, de acordo com as previsões atualizadas do FMI.
Esta missão empresarial multissetorial é destinada a todas as empresas portuguesas que pretendam exportar ou investir neste mercado.
Pretende-se com esta missão proporcionar às empresas participantes um conjunto de oportunidades, tais como:
Conhecer os principais operadores do mercado no setor de cada empresa;
Estabelecer contactos com o meio empresarial local;
Contactar com parceiros locais de referência.
26 ABRIL
Reunião preparatória online para entrega das agendas finais das reuniões online
27 ABRIL
Reuniões individuais de negócios
28 ABRIL
Reuniões individuais de negócios
29 ABRIL
Reuniões individuais de negócios
30 ABRIL
Reunião online final de avaliação da missão
*Poderão ter de ser agendadas reuniões fora destas datas, de acordo com a disponibilidade das empresas locais.
1. Fazer a pré-inscrição através do formulário até dia 26 de março.
2. Envio da apresentação da empresa em inglês
3. Análise da viabilidade de negócios
4. Contacto da CCIP para validação de interesse
5. Pagamento do valor da inscrição
6. Construção da agenda
7. Realização das reuniões de negócios online
Reunião preparatória online com o parceiro local da CCIP
Agendamento de reuniões individuais e customizadas de negócios com importadores/ distribuidores e/ou clientes finais
Reunião online final de avaliação da missão
"A metodologia usada para estabelecimento de contactos, o planeamento e organização da marcação de Reuniões Online, bem como o apoio durante e após as mesmas minimizaram o impacto e eventuais desvantagens de não ser possível realizar uma visita presencial aos mercados. Uma aposta de sucesso da CCIP que deverá ser mantida mesmo no futuro pós pandémico."
Cláudia Oliveira
International Area Manager | Laboratório Medinfar
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Departamento de Relações Internacionais
internacional@ccip.pt | +351 213 224 067
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