Quantas vezes já se perguntou como conseguir ter uma empresa sólida e rentável?
Neste último ano com que desafios se deparou que obrigaram a pensar se estava a fazer "a coisa certa" para garantir o sucesso do seu negócio ou da empresa?
Sabemos que no mundo da gestão de empresas é mais importante tomar decisões, mesmo que erradas, do que não as tomar. Não sabemos quais as consequências dessas decisões, mas sabemos que quanto mais capacitados estivermos, técnicamente (e não só) a probabilidade de erro é menor. Com esta formação garantimos que vai conseguir identifcar e aplicar os quatro pilares fundamentais para a criação de uma empresa sólida e rentável: o controlo do dinheiro, o tempo, a entrega e o destino.
Mas há mais razões para se inscrever, pois vai ser capaz de:
PROGRAMA
1. Mindset, testar e medir
- Enquadrar o funcionamento do curso, dando a conhecer aos participantes os conteúdos programáticos, objetivos pedagógicos, metodologias de formação e avaliação da aprendizagem;
- Posicionar cada participante num determinado patamar de aprendizagem, por meio da verificação de conhecimentos pré-adquiridos, verificando as práticas aplicadas por cada participante no seu contexto profissional.
- Reconhecer a importância dos conceitos: mindset, testar e medir para o sucesso de um negócio na área financeira.
2. Definir o futuro
- Compreender a importância do planeamento da atividade financeira da empresa;
- Fazer o planeamento mensal de entradas e saídas, estabelecendo objetivos de recebimento e pagamento, com base em kpi’s (indicadores financeiros).
3. Gerar cash flow
- Compreender o conceito de mapa de tesouraria e reconhecer a sua importância na gestão de um negócio;
- Interpretar um mapa de tesouraria, com base nos fluxos de entrada e saída;
- Elaborar um mapa de tesouraria, com base em previsões da realidade da empresa;
- Identificar os procedimentos inerentes à implementação de um sistema de cobranças, que permita lidar com clientes que não cumprem prazos de pagamento.
4. Controlo financeiro
- Associar o conceito de controlo financeiro ao fator lucro;
- Compreender a importância da implementação de um sistema de controlo financeiro, que inclua um sistema de recompensas, que permita aumentar as margens e a faturação
5. Controlo do tempo e entrega
- Reconhecer a importância de organizar a agenda semanal, incluindo as tarefas do controlo financeiro;
- Preencher a agenda semanal com tarefas e atividades inerentes ao controlo financeiro;
- Sistematizar procedimentos de controlo financeiro de modo a garantir a consistência na entrega do produto/serviço.
6. Proposta única de venda
- Reconhecer a importância da diferenciação como imagem de marca da empresa;
- Definir, pelo menos dois fatores de diferenciação e duas garantias, que levam o cliente a comprar este produto/serviço e não outro.
7. Comunicação com os clientes
- Compreender a importância da comunicação assertiva na gestão financeira;
- Delinear um plano de comunicação com o cliente, que gere confiança e transparência.
8. Simplificar o processo de venda (parte 1)
- Reconhecer a importância da implementação de um sistema de vendas, que garanta previsibilidade de compra por parte de cada cliente e o seu impacto na área financeira da empresa;
- Construir um guião (script) com processos sistematizados para uniformização do processo de abordagem ao cliente, garantindo que a entrega do produto/serviço é sempre igual, aumentando a confiança do cliente.
9. Simplificar o processo de venda (parte 2)
- Identificar os produtos/serviços com maior rentabilidade, capazes de gerar valor;
- Definir metodologias que permitem aumentar o número de clientes, bem como o número de transações por cliente e consequentemente o volume de negócios;
- Compreender a importância do aumento do volume de negócios para dar resposta às obrigações financeiras inerentes à vida da empresa.
10. Liderança e trabalho de equipa
- Definir estratégias que permitam aumentar o foco da equipa no atingir de objetivos estratégicos previamente estabelecidos;
- Distinguir os conceitos de eficiência e eficácia, reconhecendo a sua importância para o atingir dos objetivos estratégicos;
- Implementar estratégias que permitam alinhar a equipa em função de objetivos mensuráveis e atingíveis.
11. Pessoas, sistemas, marketing e finanças
- Identificar estratégias geradoras de lucro, por meio da interligação dos conceitos: pessoas, sistemas, marketing e finanças.
12. Leverage - O jogo dos negócios
- Avaliação Sumativa Final: Simulação aplicada ao negócio de cada participante, que integra os conhecimentos e competências adquiridas no decorrer do curso.
PÚBLICO-ALVO
Empreendedores, empresários, diretores financeiros, diretores comerciais, trabalhadores independentes e outros profissionais interessados na temática.
FORMADORES
Hugo Monteiro | Coach Empresarial & Consultor & Formador
Em 2011, depois de ter experienciado um processo de coaching, decidiu combinar o know-how adquirido a nível empresarial com a sua verdadeira paixão por resolução de problemas – a engenharia. Desde então dedicou-se inteiramente a este novo sonho: guiar e ajudar os empresários e investidores, prestando todo o apoio para aumentar os seus lucros.
Em 2012 entre para a ActionCOACH e certificou-se internacionalmente como business coach com os melhores coaches do mundo.
Hoje tem como missão fazer com que os empresários e investidores gerem mais dinheiro para as suas empresas, tenham mais tempo e desenvolvam valências a nível de liderança e gestão empresarial, bem como empreendedorismo adaptada à realidade.
Emília Alves | Coach Empresarial & Consultora & Formadora
O estágio que fez numa farmacêutica quando termina o curso despoleta o seu gosto pela comunicação institucional e multicultural, que vai desenvolver nas empresas familiares e na hotelaria, onde fica quase uma década, continuando ininterruptamente a sua formação: MBA e, mais tarde, o mestrado em Ciências da Comunicação, dedicando-se à docência no IPAM e na FCSH da Universidade Nova de Lisboa durante 10 anos.
O ano de 2007 marca a sua entrada no mundo do coaching e, em 2012, aprofundou a formação através de uma pós-graduação e certificação em Liderança Estratégica por Valor e Coaching, na Universidade Carlos III, em Madrid, homologada pela International Coaching Federation, de que é membro e coach certificada.
Susana Costa | Coach Empresarial & Consultora & Formadora
Com formação em Economia e Marketing, tem mais de 15 anos de experiência na liderança de departamentos comerciais, tanto a nível de mercado interno como externo, em multinacionais e PME de produtos industriais e serviços, que completou posteriormente com a Certificação em Business Coaching.
Luis Charneca | Coach Empresarial & Consultor & Formador
Toda a sua vida profissional foi dedicada a fazer com que os negócios das empresas crescessem, fosse através da formação para reforçar a qualificação dos recursos humanos, fosse na implementação de sistemas de informação. A partilha de conhecimento, o reforço das qualificações, o fortalecimento da aprendizagem contínua são alguns dos pilares com que foi construindo o seu percurso profissional.
CALENDÁRIO E HORÁRIO
FORMA DE ORGANIZAÇÃO DE FORMAÇÃO
Live Training
Permite que cada participante assista, em tempo real, à formação/exposição do formador, interagir com os colegas/participantes e tudo isto com a vantagem de não ter de se deslocar.
CARGA HORÁRIA TOTAL
30 horas
VALOR DO INVESTIMENTO
* Os valores apresentados já incluem IVA à taxa legal.
INSCRIÇÕES
Para se inscrever basta preencher e submeter o formulário que consta na parte superior desta página.
Posteriormente, receberá um e-mail com a confirmação da sua inscrição, após o qual deverá proceder ao pagamento por transferência bancária para EUROBIC - PT50 0079 0000 60773521101 92. O valor da inscrição deverá ser liquidado antes da data do evento e o comprovativo enviado por e-mail para formacao@ccip.pt.
Os cancelamentos devem ser comunicados à Câmara de Comércio por escrito. A não comparência na iniciativa, sem justificação prévia com uma antecedência mínima de 48h, implica o pagamento da totalidade do valor da inscrição e não obriga a Câmara de Comércio a efetuar qualquer devolução. Caso se veja impossibilitado de comparecer, envie alguém em sua substituição ou fale connosco.
Consulte a política de cancelamento e o regulamento da formação.
Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.
Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.