Webinar - Meet-the-Market: Emirados Árabes Unidos

Categoria
Webinar
Data
24 09 2020 11:00 - 12:30

Os Emirados Árabes Unidos têm um dos níveis de rendimento per capita mais altos do mundo e um sistema de previdência social altamente desenvolvido. Também tem uma das taxas de desemprego mais baixas do Médio Oriente (o Dubai tem o nível de desemprego mais baixo do mundo, que ronda 0,5%) e depende fortemente de mão de obra estrangeira (mais de 85% da força de trabalho).
Foi lançada uma política de “emiratização” que procura encorajar o emprego da força de trabalho local. No entanto, a taxa de desemprego entre os nacionais continua a ser consideravelmente mais alta em comparação com a taxa entre os não-nacionais.

Depois de um desempenho económico moderado nos últimos anos, em parte devido a cortes na produção de petróleo como parte dos acordos da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), reestruturação corporativa contínua, investimento governamental reduzido e preços imobiliários em queda, a atividade económica deverá recuperar no futuro. O país registou um crescimento de 1,3%, em 2019, fruto de uma desaceleração da economia global, tensões geopolíticas e uma procura mais fraca de energia.

De acordo com as previsões atualizadas do FMI de abril de 2020, devido ao surto do COVID-19, o crescimento do PIB deverá cair para -3,5%, em 2020, e aumentar para 3,3%, em 2021, estando este crescimento sujeito à recuperação económica global pós-pandémica, restituição do otimismo empresarial, estímulo fiscal e maiores investimentos do governo e do setor privado relacionados ao adiamento da Expo 2020 de Dubai (a realizar-se de 1 de outubro de 2021 - 31 de março de 2022).

Participe no Webinar onde serão abordados os seguintes temas:

  • Apresentação do mercado
  • Doing Business in Dubai
  • A realidade atual e pós COVID

 

Oradores

Caetano Leitão

Presidente @Portuguese Business Council in Dubai

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica e Pós-Graduado em Propriedade Intelectual pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Caetano Leitão é Managing Director da One Advice Private Management, um multi-family office sediado no Dubai, experiente em criação de estruturas societárias a nível internacional, cross-border investments e planos de sucessão familiar. É também membro fundador e Presidente da Administração do Portuguese Business Council in Dubai e faz parte do Business Services Sector Multi Nation Business Continuity Task Force do Dubai.

Pedro Magalhães

Director Comércio Internacional @CCIP

Licenciado em Gestão pela Universidade de Staffordshire e mestrado em Gestão Empresarial pelo INDEG/ISCTE. Especialista em apoiar empresas nos seus processos de internacionalização, desempenhou funções de Business Developer, na MedicalConsult, e esteve ligado à Fundação Inatel e ao Holmes Place Iberia.

 

Inscrições

As inscrições são gratuitas, mediante registo prévio.

Reserve aqui o seu lugar e marque na sua agenda.

 
 

Todas as datas

  • 24 09 2020 11:00 - 12:30

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.