Formação Pedagógica Inicial de Formadores em e-Learning - 2ª edição

Categoria
Formação
Data
06 10 2020 14:00

Seja um formador nacional certificado! 

A Formação Pedagógica Inicial de Formadores é um curso homologado pelo IEFP e com um referencial próprio.

Quem deseja ser formador, por paixão ou necessidade, tem de realizar esta formação para se poder certificar, a nível nacional, e assim poder desempenhar a "nova" função. Com o CCP - Certificado de Competências Pedagógicas, poderá ministrar formação profissional certificada em qualquer área de atividade, através da empresa em que se encontra inserido(a), ou de forma independente.

Reconhecendo a importância desta formação e dado o sucesso da 1ª edição, a CCIP vai realizar uma nova edição desta que é a única formação que lhe permite certificar-se, a nível nacional, como formador(a).


PROGRAMA

I – Formador: Sistema, Contextos e Perfil (10h)
     – Formador: Contextos de Intervenção
     – Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo

II – Simulação Pedagógica Inicial (10h)
       – Preparação e Concretização das Simulações
       – Análise e Projeto de Melhoria

III – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10h)
       – Comunicação e Comportamento Relacional
       – Diversidade no Contexto de Formação

IV – Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10h)
       – Métodos e Técnicas Pedagógicas
       – Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada

V – Operacionalização da Formação: do Plano à Ação (10h)
       – Competências e Objetivos Operacionais
       – Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem

VI – Recursos Didáticos e Multimédia (10h)
       – Exploração de Recursos Didáticos
       – Construção de Apresentações Multimédia

VII – Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (10h)
        – Plataformas: Finalidades e Funcionalidades
        – Comunidades Virtuais de Aprendizagem

VIII – Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10h)
         – Avaliação Quantitativa e Qualitativa
        – Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho

IX – Simulação Pedagógica Final (10h)
        – Preparação e Concretização das Simulações
        – Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica


OBJETIVOS

  • Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal;

  • Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação, nomeadamente:

        - Planificar ações de formação
        - Definir, adequadamente, os objetivos pedagógicos
        - Conceber e aplicar metodologias pedagógicas ajustadas ao público-alvo e contextos de formação
        - Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens
        - Utilizar e conceber recursos didáticos e multimédia
        - Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto

  • Refletir sobre os sistemas de formação.


PÚBLICO-ALVO

Todos os interessados em adquirir, ou desenvolver, competências e conhecimentos inerentes à função de formador de adultos, desde que tenham cumprido a escolaridade mínima obrigatória (9º ano).

Ao abrigo do DL nº 10-A/2020, de 13 de março o grupo deverá ser constituído por 12 participantes, como mínimo. O número máximo de participantes será de 18, sendo para este caso necessário acrescentar duas horas na carga horária total do curso (90 horas), por cada formando “extra”.

 

DURAÇÃO E LOCAL

Duração: 90 horas

Local: Plataforma digital do nosso associado, e parceiro para esta formação, a B-Training Consulting

Calendário: As sessões decorrerão entre 6 de outubro e 4 de dezembro. Consulte em mais pormenor o cronograma da formação.

 

FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

E-Learning

 

METODOLOGIA

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação, dando oportunidade aos futuros formadores para experienciarem uma série de situações mobilizadas. Ficarão, desta forma, preparados para assumirem futuras tarefas enquanto formadores-animadores e formadores-consultores.

 

AVALIAÇÃO

O peso de cada um dos elementos apresentados é distinto para a determinação da avaliação final dos formandos. 

Assim sendo, a determinação da avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

(1) Avaliação Diagnóstica:10%
– Simulação Pedagógica Inicial

(2) Avaliação Sumativa:
– Objetivos Pedagógicos: 30%
Questionários online
Participação e empenho evidenciado em fóruns e sessões online
Exercícios individuais

– Competências Pedagógicas: 30%
Simulação pedagógica Final

– Projeto Final – 30%
Projeto de Intervenção Pedagógica


VALOR DO INVESTIMENTO

Para consulta, envie email para cmoura@ccip.pt.

 

FORMADORES

Todos os formadores são profissionais com uma vasta experiência profissional no mercado da formação profissional e elevadas habilitações / qualificações. Desta feita, serão um apoio fundamental à posterior integração profissional dos formandos, enquanto formadores.

 

INSCRIÇÕES

Para se inscrever aceda a este link.

Posteriormente receberá um email a confirmar a sua inscrição com a indicação dos passos seguintes.

Os cancelamentos devem ser comunicados à Câmara de Comércio por escrito. A não comparência na iniciativa, sem justificação prévia com uma antecedência mínima de 48h, implica o pagamento da totalidade do valor da inscrição e não obriga a Câmara de Comércio a efectuar qualquer devolução. Caso se veja impossibilitado de comparecer, envie alguém em sua substituição ou fale connosco.

Consulte a política de cancelamento e o regulamento da formação.

 
 

Todas as datas

  • 06 10 2020 14:00

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.