Webinar: As skills do futuro - Agilidade e Adaptação & Aprendendo a Aprender

Categoria
Webinar
Data
21 09 2020 15:00 - 16:00

As organizações estão a mudar, assim como estão os talentos ou as competências necessárias para enfrentar o mercado de trabalho. Estamos a viver uma fusão dos mundos físico, digital e tecnológico, que nos surpreende com os seus avanços, para os quais organizações e pessoas têm de estar preparadas e alinhadas. Todos tivemos de nos adaptar a novas formas de trabalho, a uma maior digitalização tanto dos processos de negócio, como da comunicação e inclusive do relacionamento interpessoal. O contexto e a velocidade com que as mudanças ocorrem nos dias de hoje fazem com que os conhecimentos e competências valorizados pelas organizações estejam em constante mutação. Por isso, é essencial refletir sobre quais as competências críticas do futuro.

Será que as skills necessárias para compreender a realidade atual e enfrentar os desafios futuros são diferentes hoje do que eram no início do ano?

Quais as competências que teremos de desenvolver para responder a esses desafios e qual o papel das organizações no (re)skilling das competências dos seus colaboradores?

 

Para promover o debate de ideias sobre algumas destas questões, elegemos 4 grandes tópicos que nos parecem essenciais aprofundar e desafiámos diversas personalidades para conversas sobre:

 

No dia 21 de setembro, vamos abordar a Agilidade e Adaptação & Aprendendo a Aprender como duas das skills do futuro.

Acompanha-nos nesta jornada?

 

Agilidade e Adaptação & Aprendendo a Aprender

Agilidade de Aprendizagem é a capacidade de aprender com a experiência, desenvolver de forma ágil e eficaz novas competências e aplicá-las em situações inéditas ou de maior complexidade.

Organizações que fomentam nos seus colaboradores a construção de um mindset ágil e flexível, aberto à aprendizagem e experimentação, e a capacidade de incorporar novas competências de forma rápida e eficaz possuem uma significativa vantagem competitiva.

 

Oradoras

InesGomes - reduzidaInês Gomes

Responsável da Academia SUMOL+COMPAL

Licenciada em Sociologia pela Universidade de Coimbra e mestre na mesma área pelo ISCTE, tem mais de 10 anos de experiência nas áreas da formação, partilha de conhecimento e desenvolvimento organizacional.

Na NOS, empresa na qual fez grande parte do seu percurso profissional, exerceu funções de coordenação nas áreas da Formação, Comunicação e Dinamização de Equipas Comerciais (NOS Academia Empresas).

Atualmente, é responsável pela Academia SUMOL+COMPAL, projeto que viu nascer e onde se desafia, diariamente, para promover o desenvolvimento das suas Pessoas, contribuindo igualmente para o crescimento do negócio.”

 

Ana Pereira Cruz - reduzidaAna Pereira da Cruz

Head of Talent & Performance Management na Sonae MC

Ana Pereira da Cruz, cuja formação de base é Psicologia Clínica, trabalhou uns anos como psicóloga no Hospital de Santa Maria e em clínica privada. 

Em 2000 integrou a equipa de recrutamento e seleção da Sonae MC, e mudou-se para o Porto. 

Em 2003 foi convidada para criar a área de Recrutamento e Seleção da Sonae Sierra que, na altura, estava a iniciar o seu processo de internacionalização. A conceção e desenho da área foi o primeiro desafio, depois um Executive MBA, mas foram as muitas conversas com pessoas únicas, de backgrounds, culturas e diferentes talentos que ajudaram a construir a área de talento da Sonae Sierra, naquilo que é a sua imensa diversidade. Mas não basta “ter” o talento, é fundamental motivar, desenvolver e melhorar a performance do maior gerador de valor das empresas. Foi assim que em 2017 cria a área de Talent and Performance Management e se dedica, a identificar e desenvolver os talentos da Sonae Sierra através da criação de programas que permitem aos colaboradores sentirem-se comprometidos e motivados, bem como ter as competências certas para responder e antecipar as necessidades negócio.

 

Moderadora

ines-valeInês Vale

Psicologa, Coach, Fundadora da Crossing the Limit

A Inês Vale é Psicóloga Clínica e Coach. Ao longo de mais de quinze anos de atividade, tem trabalhado com pessoas, empresas de diferentes setores, assim como com atletas de alto rendimento em processos de mudança de grande sucesso.

A responder ativamente às necessidades das pessoas e das empresas, de forma a desenvolver novas estratégias para a vida profissional e pessoal através do autoconhecimento em soluções construídas à medida de cada cliente, preferencialmente na natureza.

A sua experiência com pessoas e equipas revelou que as organizações têm um grau de exigência muito elevado na conquista de objetivos.
Neste sentido o seu trabalho é dar a oportunidade às pessoas a vivenciar experiências de limite, e a integrar o resultado destas experiências no seu dia a dia profissional e pessoal.
É através de desportos e atividades de limite que as competências são trabalhadas e solidificadas.

 

Inscrições

As inscrições são gratuitas, mediante registo prévio.

Reserve aqui o seu lugar e marque na sua agenda.

 

 
 

Todas as datas

  • 21 09 2020 15:00 - 16:00

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.