Formação sobre Documentos Internacionais - nível II

Categoria
Formação
Data
26 10 2020 09:00

ESPECIALIZE-SE NO TEMA DOS DOCUMENTOS INTERNACIONAIS!

A abertura das relações comerciais, com países extracomunitários, obriga a uma análise exaustiva de necessidades de emissão de documentos, para acompanhamento de cargas, tanto na importação, como na exportação.

Neste sentido é necessário verificar quais as famílias de produtos, com requisitos especiais, seja pela existência de cotas, seja pelas caraterísticas específicas, que envolvem o comércio internacional destes produtos.

Área alimentar,bebidas, indústria farmacêutica,materiais de construção são alguns dos setores que continuam com grande dinamismo no comércio internacional e necessitam de ser abordados.

Acresce todo um conjunto de novos produtos , abordados pelas start up portuguesas, que vieram trazer novas necessidades de análise, particularmente quando abordamos mercados não tradicionais.

 

Face a estas preocupações e à importância do tema, a CCIP garante que esta formação lhe vai permitir:

  • Concretizar contratos internacionais de compra e venda, mencionando os documentos necessários;
  • Apresentar propostas a clientes apresentando os documentos que são absolutamente necessários;
  • Fazer a gestão de origem/destino para uma operação aduaneira bem sucedida e sem custos adicionais.

 

PROGRAMA

1. Modelos de negócio - mercados comunitários e extracomunitários
    - Direito aduaneiro europeu
    - Novos modelos de negócio - a gestão do projeto

2. Formação do contrato em operações de importação e exportação
    - Fase preparatória e discussões iniciais

3. A importância da composição do set documentário e o controlo de custos
    - O documento e o seu impacto financeiro
    - O documento e o seu impacto fiscal

4. Mercadorias com regimes especiais - físicos

5. Formas de evitar custos adicionais
    - Discussão prévia do contrato

6. A validade das documentações - o papel dos Certificados, a sua função e validade

7. Informação a levantar para novos mercados não-comunitários

8. Expectativas de evolução futura - desmaterialização de documentação

9. Verificação de mercadorias na importação e exportação

10. Penalizações por documentações mal emitidas
    - Impacto a nível bancário
    - Impacto a nível aduaneiro

 

PÚBLICO-ALVO

  • Directores de departamento de importação / exportação
  • Directores de projecto
  • Outros profissionais com responsabilidade no fecho de operações de importação/exportação

 

FORMADORA

Margarida Ribeiro

Mestre em Economia Internacional e Estudos Europeus, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, atual Universidade de Lisboa.
Formadora certificada sénior Internacional, consultora em mercados internacionais, colaborando com várias entidades nas áreas do comércio internacional e na área alfandegária.
Possui larga experiência empresarial, quer publica quer privada, tendo sido ultimamente responsável, durante largos anos, pela administração de uma entidade ligada ao comercio externo. de uma entidade ligada ao comercio externo.
Possui experiência no ensino universitário privado e publico, com intervenção nas várias áreas do comercio internacional, integrando o corpo docente de várias Pós Graduações e Mestrados Executivos.

 

CALENDÁRIO E HORÁRIO

26 de Outubro das 9h00 às 18h00
27 de Outubro das 9h00 às 13h00

 

CARGA HORÁRIA TOTAL

12 horas

 

VALOR DO INVESTIMENTO

  • Associado: 210 € *
  • Não Associado: 280 € *

* Aos valores apresentados acresce IVA à taxa legal.

 

INSCRIÇÕES

Para se inscrever basta preencher e submeter o formulário que consta no site da Câmara de Comércio.

Posteriormente, receberá um e-mail com a confirmação da sua inscrição, após o qual deverá proceder ao pagamento por transferência bancária para EUROBIC - PT50 0079 0000 60773521101 92. O valor da inscrição deverá ser liquidado antes da data do evento e o comprovativo enviado por e-mail para formacao@ccip.pt.

Os cancelamentos devem ser comunicados à Câmara de Comércio por escrito. A não comparência na iniciativa, sem justificação prévia com uma antecedência mínima de 48h, implica o pagamento da totalidade do valor da inscrição e não obriga a Câmara de Comércio a efectuar qualquer devolução. Caso se veja impossibilitado de comparecer, envie alguém em sua substituição ou fale connosco.

Consulte a política de cancelamento e o regulamento da formação.

 
 

Todas as datas

  • de 26 10 2020 09:00 a 27 10 2020 09:00

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.