A Itália é a 9ª maior economia do mundo e a 4º economia da União Europeia. A sua estrutura económica depende principalmente do sector dos serviços e da indústria transformadora. O sector de serviços é responsável por quase três quartos do PIB total e emprega cerca de 65% do total de pessoas empregadas no país. A produção do país é especializada em produtos de alta qualidade e é liderada, principalmente, por pequenas e médias empresas.
O país é considerado a 2ª potência europeia em termos de indústria transformadora e a 7ª a nível mundial.
O norte do país é desenvolvido e industrializado, dominado por empresas privadas, e onde está localizado o centro financeiro do país, a cidade de Milão. Sendo o “triângulo” industrial entre especializado nos setores do têxtil, aço e químico.
Já o “triângulo” industrial entre Génova, Milão e Turim é especializado nos sectores do têxtil, aço e químico.
O sul é menos desenvolvido, agrícola, tendo-se desenvolvido na produção de bens de consumo (com especial destaque para os produtos das fileiras casa e moda).
Os sectores da mecânica, metalurgia, química/farmacêutica, agroalimentar e bebidas, eletrónica, automóvel e têxtil, são os mais representativos em termos de produção e exportação.
No que refere ao comércio de bens, a Itália é um parceiro comercial importante para Portugal tendo, em 2018, mantido a 7ª posição no ranking dos principais clientes - com uma quota de 3,5%.
No contexto de uma procura interna fraca, o desempenho da procura externa é crucial para a economia italiana. Um dos pilares mais importantes da economia é a fabricação de produtos de alta qualidade, como nos sectores de máquinas, têxteis, desenhos industriais, alimentos e móveis. Esses produtos contribuem substancialmente para as exportações do país. No entanto, como um país pobre em recursos naturais, os sectores de energia e indústria são altamente dependentes das importações. Isso torna a posição externa da Itália vulnerável a mudanças nos preços de importação, como combustível.
Esta missão empresarial multissectorial é destinada a todas as empresas portuguesas que pretendam exportar ou investir neste mercado.
Pretende-se com esta missão proporcionar às empresas participantes um conjunto de oportunidades, tais como:
1.Fazer a pré-inscrição através do formulário até dia 4 de Janeiro através deste formulário
2.Envio da apresentação da empresa em inglês
3.Análise da viabilidade de negócios
4.Contacto da CCIP para validação de interesse
5.Pagamento do valor da inscrição
6.Construção da agenda
7.Viagem + Reuniões de negócio
NOTAS
A realização desta missão poderá implicar um número mínimo de 7 empresas participantes. Desistências comunicadas até dia 11 de Janeiro serão alvo de reembolso no valor de 25% do custo da participação.
*Os horários dos voos estão sujeitos a confirmação mediante disponibilidade; caso pretenda partir do Porto, por favor contacte-nos. Programa sujeito a alterações para melhor adequação de contactos.
Os Associados da Câmara de Comércio poderão usufruir de garantia de sucesso: a Câmara de Comércio devolve o valor da inscrição aos Associados que integrem a Missão e que, no espaço de 2 anos, não concretizem negócios.
Consulte o programa completo aqui.
Saiba mais sobre o serviço de consultoria individual da CCIP.
Agende reuniões B2B à medida da sua empresa. Quando e para onde quiser!
Fale connosco.
Departamento de Relações Internacionais
internacional@ccip.pt | +351 213 224 067
Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.
Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.