Muitas empresas ainda trabalham sem ter um plano de marketing de forma estruturada. Outras têm um plano, mas por um ou outro motivo não está a ter o resultado esperado ou simplesmente pode ser melhorado.
De forma prática, ágil e com os olhos postos no resultado partilhamos os 10 passos para construir o seu plano de marketing.
Este é o momento para preparar 2024. Encontre nesta masterclass o impulso necessário para começar 2024 com um plano de marketing à medida dos objetivos da sua empresa.
VALOR DO INVESTIMENTO
HORÁRIO
DURAÇÃO
2,5 horas
DESTINATÁRIOS
Diretores gerais/CEOs, empreendedores, empresários e equipas de marketing que querem construir ou melhorar os seus planos de marketing de forma ágil e eficaz.
OBJETIVOS
Reconhecer a mais-valia de ter um plano de Marketing
Dominar o processo da elaboração de um plano
Saber estruturar um plano de marketing
Dar uso e continuidade ao plano de marketing
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Introdução
A importância de ter um plano de marketing
Quem, como e quando deve ser feito um plano
10 passos para a construção de um plano
1. Definição do processo, recursos, responsáveis e o calendário
2. Avaliação dos resultados do ano anterior e aprendizagens
3. Analise do contexto e SWOT
4. Elaboração do Plano Estratégico
5. Definição de objetivos quantitativos e qualitativos
6. Desenho do Plano Operacional
7. Construção de um calendário
8. Definição de budget e recursos
9. Criação de sistema de métricas
10. Apresentação e comunicação do plano
Tenho um plano e agora?
Escolha dos parceiros
Elaboração de briefings
Realização de brainstormings e workshops
Implementação de rotinas de seguimento e aprovações
Avaliação e melhoria contínua
Perguntas e Respostas
FORMADOR
Tiago Lemos
Mais de 20 anos de experiência em Marketing. Passou pela L’Oreal, Unilever, Coca-Cola, LG, Cafento e criou três empresas: Los 3 Sentidos, Departamento de Marketing e Hoopoe Running Apparel. Viveu e trabalhou em Lisboa, Madrid e Gijón.
Simplificar, aproximar e facilitar, sempre! Tem um dom de transmitir ideias e conhecimento de forma inspiradora. Gosta de se dedicar à formação na qual “troca o marketing por miúdos” com elevado sentido prático.
Inês Simas e Tiago Lemos são os fundadores do Departamento de Marketing, uma empresa de outsourcing e consultoria de Marketing que atua em Espanha e Portugal desde 2015. Juntos já fizeram mais de 100 planos de marketing.
O marketing não é um luxo e deve por isso ser acessível a todos, é nisso que acreditam. Junto com uma equipa de mais 10 profissionais de marketing muito experientes, asseguram o marketing de diversas empresas em Portugal e Espanha para as quais a flexibilidade do outsourcing é um ponto chave para viabilizar a profissionalização e/ou o reforço do mesmo.
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
A metodologia de formação passa pela utilização dos seguintes métodos:
Expositivo: este método será utilizado essencialmente para a exposição dos conteúdos considerados pertinentes pelo formador para as aprendizagens dos formandos.
Interrogativo: este método, com recurso à formulação de perguntas, terá como função motivar e promover a participação dos formandos a desenvolver e a partilharem as suas ideias.
Demonstrativo: este método será utilizado para demonstração e exemplificação pelo formador de conteúdos práticos da formação e, posteriormente, para prática por parte dos formandos;
Ativo: este método será utilizado para aplicação prática dos conceitos aprendidos, uma vez que o formando tem um papel dinâmico a desenvolver na transposição para a prática através do desenvolvimento de trabalhos e análise de estudos de caso práticos e outros exercícios de aplicação dos conhecimentos teóricos.
REGRAS DE ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE
Para obtenção do Certificado de Formação Profissional, a assiduidade dos formandos deverá ser de 90%, existindo uma tolerância permitida de 15 minutos após a hora definida para o início de cada sessão.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Em termos de metodologia de avaliação das aprendizagens, esta irá incidir na Avaliação Contínua, que será realizada ao longo do curso, tendo por base os seguintes indicadores: Participação, Relacionamento Interpessoal, Aplicação de Conhecimentos Adquiridos (resultante do desempenho nas atividades ao longo do curso), e Pontualidade, avaliados numa escala de 1 a 5 (1 = Muito Insuficiente; 2 = Insuficiente; 3 = Suficiente; 4 = Bom; 5 = Muito Bom).
Assim, o formando é considerado aprovado se obtiver uma classificação final igual ou superior a 3 = Suficiente. Caso obtenha uma classificação inferior a 3 = Suficiente o formando é considerado não aprovado. O formando deve ainda respeitar o critério de assiduidade de 90% da carga horária para ter aproveitamento no curso.
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação Contínua | Outra formação não inserida no Catálogo.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Formação Live Training (online).
CRITÉRIOS DE EMISSÃO DE CERFICIADOS
Os formandos obtêm um certificado de formação profissional, emitido de acordo com a legislação em vigor, caso obtenham aproveitamento no curso e cumpram com as regras de assiduidade definidas.
Os critérios de aproveitamento encontram-se definidos na Metodologia de Avaliação.
ESPAÇOS E REQUISITOS LOGÍSTICOS
Não aplicado uma vez que a ação decorre online, tendo cada participante que assegurar as suas condições logísticas por forma a poder acompanhar as sessões sem interrupções e sentados confortavelmente.
RECURSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
A formação será desenvolvida com a integração de todos os recursos didático-pedagógicos necessários a uma formação de qualidade, nomeadamente:
SUPORTES DE APOIO À APRENDIZAGEM
Será disponibilizada aos formandos documentação de apoio às suas aprendizagens, nomeadamente, apresentação PowerPoint.
INSCRIÇÕES - ATÉ DIA 15 DE SETEMBRO
Para se inscrever deve preencher e submeter o formulário que consta na parte superior desta página. Posteriormente, serão solicitados outros documentos por e-mail, para completar a sua inscrição.
O pagamento deve ser realizado até 48 horas antes da data do evento, por transferência bancária para EUROBIC - PT50 0079 0000 60773521101 92 e o comprovativo enviado por e-mail para formacao@ccip.pt.
Os cancelamentos devem ser comunicados à Câmara de Comércio por escrito. A não comparência na iniciativa, sem justificação prévia com uma antecedência mínima de 48 horas, implica o pagamento da totalidade do valor da inscrição e não obriga a Câmara de Comércio a efetuar qualquer devolução. Caso se veja impossibilitado de comparecer, envie alguém em sua substituição ou fale connosco.
Consulte a política de cancelamento e o regulamento da formação.
Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.
Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.