A CCIP vai realizar no mês de março a segunda Missão Empresarial a Angola, um importante ponto comercial para Portugal. Um país rico em recursos naturais, sendo o segundo maior produtor de petróleo no continente africano. Este representa 50% do PIB e 90% das exportações. Também é o terceiro maior produtor de diamantes.
O país apresenta uma população jovem, mas com um grau de qualificação média ainda insuficiente, o que tem influência direta na produtividade laboral. O setor agrícola de subsistência apresenta-se como a principal forma de sustento da população, ao mesmo tempo 50% dos produtos alimentares consumidos são importados.
Em 2020, devido à pandemia provocada pela Covid-19 , a economia regrediu em 5,5% do PIB, tendo já recuperado em 0,7% no ano de 2021. Em 2022, prevê-se uma recuperação contínua devido à produção petrolífera e ao desenvolvimento do setor da construção e da indústria extrativa.
As oportunidades de negócio no mercado angolano englobam os setores das máquinas e aparelhos, produtos agrícolas, produtos químicos, metais comuns, veículos e outros materiais de transporte.
Regista-se um crescimento do setor do turismo, apesar de haver uma escassez de hóteis e outros tipos de alojamento. O sector da construção está em plena expansão (9% do PIB), impulsionado por um grande programa de reconstrução lançado pelo governo, assim como o setor terciário.
As relações comerciais entre o nosso país e Angola são já antigas, sendo Angola um dos principais parceiros comerciais de Portugal. Este é o principal país da lusofonia, mas que apresenta algumas dificuldades económicas. Nos últimos dois anos tem mostrado sinais de recuperação substancial, com a abertura da sua economia, onde Portugal é privilegiado para as trocas comerciais.
Esta missão empresarial multissectorial é destinada a todas as empresas portuguesas que pretendam exportar ou investir neste mercado.
Partida para Luanda
Reunião de briefing final para as agendas individuais
Reuniões individuais de negócios
Reuniões individuais de negócios
Reuniões individuais de negócios
Jantar com empresário local
Partida para Lisboa
A realização desta missão poderá implicar um número mínimo de 7 empresas participantes.
Desistências comunicadas até dia 17 de fevereiro serão alvo de reembolso no valor de 25% do custo da participação.
As datas dos voos estão sujeitos a confirmação mediante disponibilidade.
Caso pretenda partir do Porto, por favor contacte-nos.
Programa sujeito a alterações para melhor adequação de contactos.
1. Fazer a pré-inscrição através do formulário até dia 10 de fevereiro de 2023.
2. Envio da apresentação da empresa em inglês
3. Análise da viabilidade de negócios
4. Contacto da CCIP para validação de interesse
5. Pagamento do valor da inscrição
6. Construção da agenda
7. Viagem + Reuniões de negócio
* Devido ao panorama em que vivemos relativamente à flutuação de preços, nomeadamente no que diz respeito ao custo dos bilhetes de avião e disponibilidade de hotéis, a CCIP reserva-se o direito de ajustar o preço final da Missão em caso de aumentos inesperados das tarifas.
"Em países com economias menos formais, como a maioria dos mercados Africanos ou da LATAM é muito importante ir e conhecer os mercados com visitas e estas são bastante mais eficazes se forem bem preparadas e com apoio de quem conhece o mercados e os seus diferentes players. A missão foi muito interessante quer do ponto de vista do conhecimento global do mercado e das oportunidades, mas também por algumas das reuniões concretizadas."
José Carlos Beato
Regional General Manager | Delta Cafés
Saiba mais sobre o serviço de consultoria individual da CCIP.
Agende reuniões B2B à medida da sua empresa. Quando e para onde quiser!
Fale connosco.
Departamento de Relações Internacionais
internacional@ccip.pt | +351 213 224 067 (Chamada para a rede fixa nacional)
Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.
Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.