Missão Empresarial Chéquia e Eslováquia

Categoria
Missão Empresarial
Data
25 11 2022

Aproveite a oportunidade para fazer negócios em dois países em crescimento na europa ocidental!

 

Missão Empresarial Chéquia e Eslováquia

A Chéquia conta com uma população de 10,7 milhões de habitantes e o PIB per capita situou-se, em 2021, em 26 320 USD, segundo dados da EIU - The Economist Intelligence Unit, podendo o mercado checo comparar-se ao português em população e poder de compra.

Este país distingue-se pelo seu elevado nível de industrialização. A economia checa é especializada na indústria automóvel e é fortemente orientada para as exportações, cujo peso no PIB, em 2021, situou-se em 72,6%, considerando os bens e serviços.

Em 2021, verificou-se um crescimento do PIB de 3,3%. Perspetiva-se que o aumento dos preços globais das commodities se possam refletir na competitividade das exportações. A EIU prevê que economia possa registar um crescimento de 2,7% em 2022.

Em termos de oportunidades de negócio, a Chéquia é um mercado interessante para áreas como engenharia elétrica e eletrónica, engenharia mecânica de alta tecnologia, tecnologias digitais (impressão 3D, Internet of Things e robótica avançada), novos materiais (baseados em nanomateriais), inteligência artificial, realidade virtual/ aumentada, vinhos, azeite, conservas de peixe, entre outras.

Relativamente à Eslováquia, caracteriza-se por ter uma pequena economia aberta (o seu comércio externo de bens e serviços representa mais de 86% do PIB). Este país, apresenta-se localizado no centro da Europa, aliado ao custo relativamente baixo da mão-de-obra especializada, tem proporcionado elevados níveis de investimento estrangeiro, transformando o país numa das economias mais dinâmicas e com maiores índices de crescimento da Europa Central.

Quanto ao setor industrial, em especial o setor automóvel na sua vertente exportadora (entre 2015 e 2019 a sua produção anual superou um milhão de unidades), assume-se como o motor do crescimento económico recente do país que, em conjunto com a subida do consumo privado, contribuíram decisivamente para um crescimento médio anual de 3,1% entre os anos de 2017 e 2019, pelo que poderá ser um mercado bastante interessante a esse nível.

A economia eslovaca, em 2020, sofreu os efeitos da pandemia do COVID-19, forçando assim o encerramento de todas as unidades de produção automóvel, o que levou a uma contração da economia de 4,4%. Em 2021, o país registou um crescimento de 3,5% do PIB, impulsionado pelo aumento da procura. Para 2022, o EIU projeta que a economia eslovaca atinga os valores de pré-pandemia com um aumento de 4,0% do PIB.

 

QUEM DEVE INTEGRAR ESTA MISSÃO?

Esta missão empresarial multissetorial é destinada a todas as empresas portuguesas que pretendam exportar ou investir neste mercado.

 

QUAIS OS OBJETIVOS?

  • Conhecer o ambiente de negócios de ambos os mercados;
  • Ter reuniões individuais de negócios com importadores/ distribuidores e/ou clientes finais na Chéquia e/ou na Eslováquia de acordo com o perfil de cada participante;
  • Conhecer os principais operadores dos mercados no setor de cada empresa e a respetiva concorrência;
  • Estabelecer contatos com os meios empresariais locais de cada mercado;
  • Contatar com parceiros locais de referência.

 

Programa

21 NOVEMBRO

Partida para Praga/Bratislava

Reunião de briefing final para as agendas individuais

22 NOVEMBRO

Reuniões individuais de negócios em Praga/Bratislava

23 NOVEMBRO

Reuniões individuais de negócios em Praga/Bratislava

24 NOVEMBRO

Reuniões individuais de negócios em Praga/Bratislava

25 NOVEMBRO

Partida para Lisboa

 

Notas:

A realização desta missão poderá implicar um número mínimo de 7 empresas participantes.

Desistências comunicadas até dia 4 de novembro serão alvo de reembolso no valor de 25% do custo da participação.

Programa sujeito a alterações para melhor adequação de contactos.

Se pretender que tratemos da parte logística inerente à participação nesta missão (voos, hotel, transferes, seguros) contacte-nos por favor.

 

COMO FAZER A INSCRIÇÃO?

1. Fazer a pré-inscrição através do formulário até dia 14 de outubro de 2022.

2. Envio da apresentação da empresa em inglês

3. Análise da viabilidade de negócios

4. Contacto da CCIP para validação de interesse

5. Pagamento do valor da inscrição

6. Construção da agenda

7. Viagem + Reuniões de negócio

 

O que está incluído?

  • Agendamento de um mínimo de 5 reuniões individuais de negócios com importadores/ distribuidores e/ou clientes finais nos mercados da Chéquia e/ou da Eslováquia de acordo com o perfil de cada participante;
  • Atividades no âmbito do programa (refeições não incluídas);
  • Acompanhamento de um membro da Câmara de Comércio e/ou de um parceiro local durante a missão. 

  

Faça aqui a sua pré-inscrição

Investimento Chequia

* Devido ao panorama em que vivemos relativamente à flutuação de preços, nomeadamente no que diz respeito ao custo dos bilhetes de avião, a CCIP reserva-se o direito de ajustar o preço final da Missão em caso de aumentos inesperados das tarifas.

organizacao-ccip-cgd

 

O que dizem os participantes em Missões Empresariais CCIP?

"A abertura e desenvolvimento de mercados internacionais constitui, muitas vezes, desafios para os quais as empresas não estão inteiramente preparadas. A Câmara de Comércio tem aqui um papel realmente diferenciador por identificar e promover missões em mercados com grande potencial, além de suportar com informação e apoio logístico necessário para que os participantes possam manter o foco permanente naquele que é o verdadeiro objectivo da missão: angariar negócio!"

Francisco Luís
COO | Mocapor

 

Quer abordar este ou outro mercado num formato distinto?

Saiba mais sobre o serviço de consultoria individual da CCIP.
Agende reuniões B2B à medida da sua empresa. Quando e para onde quiser!

Fale connosco.

Departamento de Relações Internacionais
internacional@ccip.pt | +351 213 224 067

Venha fechar negócios num dos países com maior crescimento mundial 

 
 

Todas as datas

  • de 21 11 2022 a 25 11 2022

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.