O Uzbequistão revela um enorme potencial, principalmente pelo desempenho dos últimos anos, apresentando-se como um dos mercados mais atraentes da Ásia Central.
Salienta-se que, em termos de PIB ,foi das poucas economias do mundo que cresceu em 2020 (1,6%) e obteve performances de crescimento acima de 5% nos últimos 4 anos.
Com cerca de 35 milhões de habitantes, sendo que mais de metade tem menos de 30 anos, o mercado do Uzbequistão apresenta um alto potencial de crescimento da procura e das importações, já que a população tem vindo a aumentar substancialmente.
Atualmente, o valor de exportações de bens e mercadorias para o Uzbequistão não expressa todo o potencial que poderia apresentar para os exportadores portugueses.
Para além de ser o maior e mais diversificado mercado da Ásia Central, apresenta uma coerência das reformas em todos os domínios da vida pública e política.
O Uzbequistão é hoje sinónimo de estabilidade política e social, e caracteriza-se por apresentar um desenvolvimento dinâmico e grande confiança no futuro.
Conhecido como um dos líderes mundiais na produção e exportação de algodão e o 8º maior produtor de ouro do mundo, também possui reservas impressionantes de cobre, molibdénio, prata e urânio.
Com as crises sanitária e económica, a cotação do ouro disparou em 2020, tendo a sua valorização acumulada atingido 56,2%. Este dado possibilitou consolidar as reservas nacionais de ouro, equilibrar o balanço de comércio externo e atenuar as consequências da pandemia, sendo que as atuais reservas nacionais de ouro permitem financiar as importações durante um longo período de tempo.
O país apresenta uma considerável capacidade de mercado, incluindo o mercado de consumo doméstico, com uma grande dependência das importações e pretende estreitar relações comerciais com os países da UE.
As empresas portuguesas podem encontrar oportunidades de negócio nos mais diversos setores, tais como: Tecnologias de Saúde e Produtos Farmacêuticos; Alimentação e Bebidas; Produtos químicos, petroquímicos, plásticos, borracha e compósitos; Equipamentos Industriais e suprimentos; Materiais de Construção e acabamentos; Energias renováveis; Informação e Comunicação, Madeira e Cortiça, entre muitos outros.
Esta missão empresarial multissetorial é destinada a todas as empresas portuguesas que pretendam exportar ou investir neste mercado.
Partida para Tashkent
Reunião de briefing final para as agendas individuais
Reuniões individuais de negócios
Reuniões individuais de negócios
Jantar com o empresário local
Reuniões individuais de negócios
Partida para Lisboa
A realização desta missão poderá implicar um número mínimo de 7 empresas participantes.
Desistências comunicadas até dia 20 de outubro serão alvo de reembolso no valor de 25% do custo da participação.
As datas dos voos estão sujeitos a confirmação mediante disponibilidade.
Caso pretenda partir do Porto, por favor contacte-nos para lhe apresentarmos o orçamento.
Programa sujeito a alterações para melhor adequação de contactos.
1. Fazer a pré-inscrição através do formulário até dia 10 de outubro de 2022.
2. Envio da apresentação da empresa em inglês
3. Análise da viabilidade de negócios
4. Contacto da CCIP para validação de interesse
5. Pagamento do valor da inscrição
6. Construção da agenda
7. Viagem + Reuniões de negócio
* Devido ao panorama em que vivemos relativamente à flutuação de preços, nomeadamente no que diz respeito ao custo dos bilhetes de avião, a CCIP reserva-se o direito de ajustar o preço final da Missão em caso de aumentos inesperados das tarifas.
"A abertura e desenvolvimento de mercados internacionais constitui, muitas vezes, desafios para os quais as empresas não estão inteiramente preparadas. A Câmara de Comércio tem aqui um papel realmente diferenciador por identificar e promover missões em mercados com grande potencial, além de suportar com informação e apoio logístico necessário para que os participantes possam manter o foco permanente naquele que é o verdadeiro objectivo da missão: angariar negócio!"
Francisco Luís
COO | Mocapor
Saiba mais sobre o serviço de consultoria individual da CCIP.
Agende reuniões B2B à medida da sua empresa. Quando e para onde quiser!
Fale connosco.
Departamento de Relações Internacionais
internacional@ccip.pt | +351 213 224 067
Venha fechar negócios num dos países com maior crescimento mundial
Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.
Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.