Em outubro, a CCIP vai visitar virtualmente a Turquia e explorar o seu mercado emergente e que tem apresentado um grande potencial. A sua localização geográfica estratégica, faz da Turquia o principal elo de ligação entre o ocidente e o oriente na Europa.
A Turquia faz parte das 20 maiores economias mundiais, com um dos crescimentos mais fortes entre os países da OCDE.
Está entre os vinte países mais populosos do mundo e, em termos de idade média, é das mais jovens de toda a Europa (dois terços dos consumidores são jovens).
O país conta com um setor empresarial altamente dinâmico e que é o motor da economia turca. Apesar da pandemia, a atividade económica continuou a crescer em 2020 e 2021. A sua economia livre e em franca expansão juntamente com as reformas em curso, aproximam a Turquia dos padrões comunitários, embora o processo de adesão à UE se revista de complexidades várias e seja gradual.
O setor dos serviços tem um peso considerável na economia turca, sendo também de realçar o papel relevante da indústria transformadora. Ao nível industrial destacam-se o setor têxtil, alimentar, automóvel, eletrónico e maquinaria, entre outros. Por outro lado, existem consideráveis reservas de recursos minerais.
Estão previstos investimentos significativos, nos próximos anos, em projetos focalizados nos setores dos Transportes (em especial o marítimo e ferrovias, sobretudo em Istambul), Energias Renováveis, Construção, TIC’s e Turismo.
Considerada de baixo risco geral e económico, a Turquia apresenta um ambiente favorável ao investimento e ao estabelecimento de parcerias, até para explorar oportunidades em mercados terceiros onde marca forte presença, sendo uma boa aposta neste contexto.
Em termos de oportunidades de negócio para as empresas portuguesas, a Turquia poderá ser um mercado interessante em áreas como o setor da saúde, engenharia, maquinaria, turismo, automóvel, construção, produtos químicos (colas industriais), plásticos e energias renováveis, entre outros.
Esta missão empresarial multissetorial é destinada a todas as empresas portuguesas que pretendam exportar ou investir neste mercado.
Reunião preparatória online para entrega das agendas finais das reuniões online
Reuniões individuais de negócios
Reuniões individuais de negócios
Reuniões individuais de negócios
Reunião online final da avaliação da missão
*Poderão ter de ser agendadas reuniões fora destas datas, de acordo com a disponibilidade das empresas locais.
1. Fazer a pré-inscrição através do formulário até dia 29 de agosto de 2022.
2. Envio da apresentação da empresa em inglês
3. Análise da viabilidade de negócios
4. Contacto da CCIP para validação de interesse
5. Pagamento do valor da inscrição
6. Construção da agenda
7. Realização das reuniões de negócio online
"Foi enriquecedor pela parte de estabelecer contacto de uma forma virtual, sendo que esta é a realidade do futuro. O apoio e acompanhamento do parceiro local em todas as reuniões também foi importante."
Telma Meneses
Assistente Comercial | Imoplastic Lda
Saiba mais sobre o serviço de consultoria individual da CCIP.
Agende reuniões B2B à medida da sua empresa. Quando e para onde quiser!
Fale connosco.
Departamento de Relações Internacionais
internacional@ccip.pt | +351 213 224 067
Venha fechar negócios num dos países com maior crescimento mundial
Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.
Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.