O Brasil representa a 12ª maior economia do mundo e a 1ª da América Latina, de acordo com dados do Banco Mundial referentes a 2020. Com um produto interno bruto (PIB) nominal de 1444,7 mil milhões de USD.
O Brasil apresenta diversas vantagens para a atividade empresarial portuguesa, como o seu contacto com as restantes economias do MERCOSUL e importantes países associados como o Chile e o Perú, a crescente abertura ao investimento estrangeiro e as perspetivas de crescimento económico futuro, e ainda, o seu vasto mercado consumidor (quinta maior população à escala mundial).
No Brasil, o mercado vinícola está reconhecidamente em expansão, estando o país a viver um boom deste produto. Durante o ano de 2020, ao contrário do que aconteceu no resto do mundo, o consumo de vinhos aumentou em 28%.
A sofisticação da oferta tem-se vindo a sentir cada vez mais nos supermercados brasileiros, uma boa opção para quem não frequenta restaurantes habitualmente. O vinho produzido no Brasil não é reconhecido pela sua qualidade, sendo habitualmente “substituído” pelos de outros países internacionais.
Os vinhos estrangeiros nos supermercados são maioritariamente importados por distribuidores. Salvo raras exceções, os supermercados dão preferência ao serviço do importador/distribuidor.
No entanto, é possível (e recomendável) promover vinhos junto de departamentos de compras dos supermercados, pois caso estes demonstrem interesse, apontam para alguns distribuidores com os quais os produtores portugueses podem negociar.
Os vinhos portugueses já têm uma presença significativo no mercado, existindo um potencial de crescimento bastante interessante. É de salientar uma crescente procura por vinhos como o português, cujas exportações para o Brasil no primeiro semestre do ano de 2021 aumentaram em 42,3%, mesmo sendo os preços dos concorrentes sul-americanos mais baratos, o que revela uma preocupação com a qualidade.
Esta mostra de vinhos portugueses no Brasil é um evento exclusivamente B2B onde terá a oportunidade de estar frente-a-frente com os principais distribuidores, importadores e retalhistas ligados ao setor dos vinhos no Brasil.
Chegada a São Paulo
Apresentação do setor de vinhos no Brasil
Jantar com empresário português do setor dos vinhos presente no mercado
Visita à Associação Brasileira de Enologia e a lojas gourmet/supermercados
Mostra de Vinhos
Almoço no Hotel Renaissance
Mostra de Vinhos
Reuniões individuais de negócios
Jantar com Embaixador ou Cônsul Português, a confirmar
Partida para Lisboa
Notas:
A realização desta Mostra de Vinhos poderá implicar um número mínimo de 7 empresas participantes.
Desistências comunicadas até dia 27 de maio serão alvo de reembolso no valor de 25% do custo da participação.
As datas dos voos estão sujeitos a confirmação mediante disponibilidade. Caso pretenda partir do Porto, por favor contacte-nos.
Programa sujeito a alterações para melhor adequação de contactos.
1. Fazer a pré-inscrição gratuita através do formulário até dia 13 de maio de 2022.
2. Envio de catálogo da empresa em português.
3. Contacto da CCIP para validação de interesse.
4. Pagamento do valor da inscrição.
5. Deslocação ao mercado.
*A confirmar
Nota:
É permitido o transporte individual de até 15 garrafas para a mostra, no transporte aéreo e entrada no Brasil. Se pretender levar mais garrafas por favor contacte-nos.
Saiba mais sobre o serviço de consultoria individual da CCIP.
Agende reuniões B2B à medida da sua empresa. Quando e para onde quiser!
Fale connosco.
Departamento de Relações Internacionais
internacional@ccip.pt | +351 213 224 067
Venha fechar negócios num dos países com maior crescimento mundial
Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.
Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.