Pos Graduação 2022

 

A CCIP dá os parabéns aos participantes da 2ª Edição da Pós-Graduação em Gestão Aplicada para Gestores de PME!

Na sexta-feira, dia 21 de janeiro, a Câmara de Comércio recebeu os alunos para a cerimónia de entrega de diplomas e certificados.

O evento contou com a presença de Bruno Bobone (Presidente da CCIP), de Daniel Traça (Dean da Nova School of Business and Economics) e de Carlos Moedas (Presidente da Câmara Municipal de Lisboa) que fizeram a entrega dos diplomasjuntamente com os representantes dos patrocinadores desta 2ª Edição: a Softinança, a Yunit Consulting e a Sage.

 

Discursos Pos Graduação

 

Esta foi a segunda edição do programa executivo de formação para gestores de PMEs criado pela CCIP e pela Nova-SBE, em 2019. Um programa que tem como obetivos proporcionar uma visão abrangente e transversal das principais áreas da gestão, identificar as melhores práticas e ferramentas que permitam ganhos de competitividade às PME, disponibilizando uma formação executiva certificada de elevada qualidade e com um investimento competitivo.

Bruno Bobone afirmou que este é um “projeto da maior importância e do maior interesse para as empresas portuguesas”. A pós-graduação criada pela CCIP e pela Nova-SBE quer “dar às PME’s a capacidade de formar os seus quadros com a mesma facilidade das grandes empresas”, acrescentando, ainda, que a “CCIP é transversal, alberga grandes empresas e PME’s”, mas, “os grandes beneficiários da CCIP devem ser as PME’s”.

Daniel Traça destacou a importância da produtividade, garantindo que “o debate que interessa é o debate da produtividade”. “É preciso perceber que nos últimos 20 anos a produtividade tem crescido sempre abaixo da média da União Europeia e dos nossos parceiros. E esta é a base da economia”, explicou, antes de dizer aos diplomados que a sua “responsabilidade é enorme, porque o impacto que podem ter é enorme”.

Carlos Moedas afirmou que “a produtividade é o ponto mais importante da nossa sociedade”, e, citando o atual primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, disse que “a produtividade agregada é a inovação multiplicada pela difusão dessa inovação”. Isto é, “temos grandes inovadores na Europa, mas isso fica apenas num grupo de empresas e não é contagiado à outra parte das PME’s. Esta difusão é a chave da produtividade”.

A 2ª edição da Pós-Graduação CCIP/Nova-SBE contou com 31 participantes. As inscrições já estão abertas para a 3ª Edição que terá lugar de março a julho de 2022.

Para mais informações sobre inscrições na Pós-Graduação de Gestão Aplicada para Gestores de PME, contacte formacao@ccip.pt

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado