Digital

No último ano assistimos à aceleração mundial da nova revolução, a digital.

A visão sobre o mundo do trabalho e sobre a formação e desenvolvimento das pessoas mudou. Contudo, não podemos dizer que não contávamos com esta revolução, há já alguns anos que ela se fazia sentir, mas a passos muito lentos. De um dia para o outro, por causa de uma pandemia mundial, fomos obrigados a ajustar e/ou mudar processos e procedimentos.

Na área da formação e desenvolvimento, a forma como cada organização reagiu foi diferente e o que se fazia até março de 2020 é visivelmente diferente do que se fez em março de 2021 e será logicamente diferente em março de 2022.

Apesar dos impactos que a pandemia trouxe, uma coisa é certa: é fundamental apostar, ou continuar a apostar, na aprendizagem e no conhecimento das pessoas.

As suas competências e aptidões estão em constante adaptação ao meio que as rodeia e é isso que nos faz crescer e evoluir. Precisaremos de profissionais com capacidades e conhecimentos novos e atuais para enfrentar os desafios de hoje e de amanhã!

Segundo um estudo da Mercer (Total Compensation Portugal 2021), verifica-se uma preocupação crescente na aposta da formação, por sua vez é um benefício que vai subindo na escala dos mais valorizados pelas pessoas. A isto pode associar-se outro aspeto, a retenção de talento.

Quem agora chega ao mercado de trabalho não é motivado só pela remuneração ou outros benefícios, a formação (técnica ou não técnica) é um dos aspetos amplamente valorizado.

Numa coisa certamente estamos todos de acordo, o presencial continua a ter um papel importante, mas o digital veio complementá-lo certamente. Não há um “modelo melhor” ou “pior”, os dois são necessários e temos que tirar o melhor partido de cada um.

A formação e o desenvolvimento são por isso fulcrais e indissociáveis da sobrevivência de todas as organizações.

 

Convido a consultarem o Plano de Formação do 4º Trimestre da CCIP.

 

Autora:

Cátia Moura | Responsável pela Formação, Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado