negocios-semana

Os efeitos da Covid-19 na economia foi o tema em debate no Negócios da Semana, um programa da SIC Notícias, moderado por José Gomes Ferreira

O debate contou com a participação de António Pires de Lima, gestor de empresas e ex-ministro da Economia; Bruno Bobone, gestor e presidente da Câmara de Comércio de Indústria Portuguesa; Aquiles Araújo Barros, presidente executivo da Castelbel; Luis León, fiscalista; e João Vieira Pereira, director do Expresso.

A extensão do Estado de Emergência já era expectável para os presentes, uma vez que 15 dias não iriam resolver a situação.

“Mais importante de tudo o que possa ser feito é pensarmos como é que vamos ultrapassar esta dificuldade e ser capazes de levar o país a ultrapassar este problema económico tão profundo. É fundamental prepararmo-nos para relançar a economia.” – Bruno Bobone

O Presidente da CCIP falou da dificuldade por parte das empresas em acompanhar as alterações às medidas extraordinárias que têm surgido, referindo que a falta de clareza torna o processo mais difícil.

Para Bruno Bobone é fulcral implementar um Gabinete de Crise, que envolva vários participantes e que abra linhas de comunicação entre o Governo e as empresas e vice-versa, que permita acompanhar a eficácia e os resultados dessas medidas. “Já propusemos ao Ministério da Economia fazer uma auscultação dos empresários por forma a que estes transfiram para nós (CCIP) as suas preocupações e dúvidas e nós transferimo-las para o Governo”, acrescentou.

O debate completo está disponível no site da SIC Notícias.

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado