A Câmara de Comércio reforçou, neste primeiro semestre de 2016, a sua estratégia de apoio à internacionalização da economia portuguesa. Estabelecendo como prioridade as empresas e o seu crescimento em mercados externos, construímos um plano de acções internacionais para este ano combinando mercados tradicionais de destino das exportações portuguesas e economias que, pelo seu potencial de crescimento, possam revelar-se peças importantes para o crescimento da internacionalização das empresas portuguesas.
Dando continuidade ao papel que tem vindo a desempenhar enquanto um dos veículos preferenciais de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, a Câmara de Comércio quer apoiar o crescimento das exportações portuguesas, multiplicando as suas actividades no apoio à internacionalização e fazendo ouvir as suas posições sobre temas de impacto para a economia nacional fizeram-se ouvir.
Esta estratégia consubstanciou-se neste primeiro semestre, através de seminários e workshops sobre as economias do Chile, Cazaquistão, Irão, Arábia Saudita, Israel, Cuba, e Luxemburgo, onde estiveram presentes mais de 500 empresas. A receita para estes seminários é a combinação de painéis onde estão presentes instituições de referência, revelando os ambientes de negócios e as relações económicas bilaterais, e as experiências reais de empresas portuguesas que têm presença nesses mercados e que podem, através do seu exemplo, ajudar a internacionalização de mais empresas portuguesas.

As várias delegações de empresas portuguesas que se deslocaram aos mercados neste primeiro semestre espelham também o sucesso da estratégia para este ano. Os primeiros meses de 2016 ficam marcados pelas missões empresariais à Polónia, à feira CeBIT, ao Irão, à China, à Arábia Saudita, ao Azerbaijão, à Argélia e a Cuba, tentando contribuir para que as empresas cheguem a mais mercados e que diversifiquem os destinos das suas exportações, num projecto que se define a longo prazo. Agregando empresas de todos sectores, as missões empresariais organizadas pela Câmara de Comércio demonstram o crescimento transversal das exportações portuguesas, registado na quase totalidade das áreas económicas.
Continuámos todo o trabalho desenvolvido junto das Câmaras de Comércio Portuguesas no estrangeiro. Com o objectivo de divulgar a actividade destas entidades, aproximá-las, fomentar sinergias entre elas e procurar o seu reconhecimento junto das instituições governamentais, lançámos a Rede das Câmaras de Comércio Portuguesas. Esta marca agrega actualmente 41 Câmaras espalhadas por 27 países, destacando o trabalho fundamental destas entidades no apoio à internacionalização das empresas portuguesas, na captação de investimento directo estrangeiro para Portugal e na promoção do nosso país e da qualidade das suas empresas de forma alargada e com resultados cada vez mais satisfatórios. Neste primeiro semestre, teve também lugar a 5ª edição da Reunião Anual das Câmaras de Comércio Portuguesas, um encontro de dois dias onde contámos com a presença do Secretário de Estado da Internacionalização e que terminou com uma audiência do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, evidenciando a cada vez maior atenção das várias entidades oficiais às Câmaras de Comércio Portuguesas no estrangeiro.

Conscientes do valor acrescentado que a experiência das empresas portuguesas pode trazer, alargámos a um maior número de empresas a Plataforma Directores Internacionalização, um grupo de trabalho criado no ano passado com o objectivo de partilhar as melhores práticas entre os responsáveis pela internacionalização das maiores empresas exportadoras portuguesas e de, nestas matérias, ser uma voz mais organizada e activa das empresas junto do Governo e das instituições públicas. Este grupo tem estado atento e debatido as políticas e as iniciativas públicas na área da internacionalização, do comércio internacional e da diplomacia económica, contribuindo com a sua larga experiência internacional para partilhar as melhores práticas de internacionalização.

Através dos Prémios anuais, a Câmara de Comércio manteve também o reconhecimento que têm feito nos últimos anos às individualidades e entidades que mais fomentam o apoio à internacionalização das empresas portuguesas e na captação do investimento estrangeiro, contribuindo para o crescimento da economia portuguesa.
Pelo seu empenho pessoal, José Augusto Duarte, Embaixador de Portugal em Maputo, foi galardoado com na 3ª edição do Prémio Francisco de Melo e Torres, que homenageia anualmente o chefe de missão diplomática que mais se tenha destacado naquelas áreas. Também neste campo, voltámos a destacar o trabalho realizado pelas Câmaras de Comércio Portuguesas no estrangeiro, premiando na 2ª edição do Prémio Câmara de Comércio Portuguesa do Ano a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa e, com o Prémio Revelação, a Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Dominico-Portuguesa.
Concretizámos também um conjunto de seminários para promover e debater a internacionalização da economia portuguesa em todo o país, os Roadmaps para Expandir o seu Negócio em Novos Mercados. Esta iniciativa, iniciada em 2014, levou, no primeiro semestre, as melhores práticas no apoio à internacionalização a Santarém, Torres Novas e Barreiro.
Integrámos, mais recentemente, o Conselho Estratégico para a Internacionalização da Economia – órgão na dependência directa do Primeiro-Ministro e que tem por missão a avaliação das políticas públicas e das iniciativas privadas em matéria de internacionalização da economia portuguesa – sendo-nos, assim, reconhecida a nossa experiência no campo do apoio da internacionalização.

Por último, ganhámos uma nova força no apoio à internacionalização. Com a eleição dos novos Corpos Sociais da Câmara de Comércio, em Março, Paulo Portas ocupou o lugar de Vice-Presidente, ficando com uma atenção especial para as Relações Internacionais.
A Câmara de Comércio está há mais de 180 anos a crescer em parceria. No segundo semestre de 2016, queremos manter-nos com a camisola Portugal vestida, apontar caminhos e levar em parceria a sua empresa mais longe.

