Câmara de Comércio defende TTIP em Bruxelas

O Presidente e o Secretário Geral da Câmara de Comércio, estiveram em Bruxelas nos dias 30 de Junho e 1 de Julho para um conjunto de reuniões, nomeadamente com o Comissário Carlos Moedas, com eurodeputados portugueses, com o Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia, Embaixador Domingos Fezas Vital, com o chefe de gabinete da Comissária do Comércio, Cecilia Malmström e com o chefe de gabinete adjunto da Comissária do Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME, Elzbieta Bienkowska.

O principal objectivo desta visita foi vincar a posição da Câmara de Comércio quanto à importância da concretização do Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP), entre a UE e os EUA, cujas negociações estão a chegar a um momento decisivo.

“A Câmara de Comércio não se pode colocar de lado perante um acontecimento que terá resultados tão marcantes no desenvolvimento da economia portuguesa. Juntámo-nos no ano passado à iniciativa do Governo Português e patrocinámos juntamente com a FLAD, um estudo sobre o impacto do TTIP para Portugal e temos organizado e participado desde aí em vários eventos que esclareçam sobre este tema que tem especial importância para o caso português. Portugal será dos países que mais beneficiará com este Tratado. O TTIP é um tratado económico com o actual quinto maior destino das exportações portuguesas de mercadorias e que recentemente subiu para o primeiro lugar no ranking de clientes fora da União Europeia.

A liberalização do comércio transatlântico vai criar uma dinâmica renovada nas relações económicas bilaterais com mudanças para a economia portuguesa. Como em todos os principais temas relacionados com as empresas portuguesas, a Câmara de Comércio vai continuar a seguir atentamente as negociações desta nova parceria transatlântica”, afirmou Bruno Bobone.

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.