Senegal: Relações com Portugal e Oportunidades de Negócio

A balança comercial entre os dois países é favorável a Portugal, sendo que o nosso país exportou em 2014 para o Senegal 40,7 milhões de euros, tendo importado no mesmo período 21,8 milhões de euros.

No primeiro trimestre de 2015, as exportações para o Senegal por grupos de produtos foram constituídas por: metais comuns (27,3%); produtos alimentares (19,8%); máquinas e aparelhos (15%); veículos e outro material de transporte (9,6%); minerais e minérios (2,9%) e pastas celulósicas e papel (2,6%).

No mesmo período, o Senegal exportou para Portugal, por grupos de produtos: produtos agrícolas (36,7%); combustíveis minerais (36,3%); produtos alimentares (13,5%); minerais e minérios (12%) e peles e couros (1,4%).

Fruto do lançamento do PSE, o Senegal é um país em profunda mudança, onde as reformas estruturais estão a avançar a bom ritmo e onde existe um vasto plano de desenvolvimento das infraestruturas. Há, assim, boas oportunidades de negócio na área da construção civil e de máquinas e equipamentos. Para além destas importa destacar oportunidades existentes para sectores como o têxtil; calçado; tecnologias de informação e produtos farmacêuticos.

Pelo interesse crescente neste mercado, a Câmara de Comércio irá organizar um Seminário Exportar & Investir: Senegal já no segundo semestre de 2015, em Setembro.

 

Overview
Enquadramento Económico

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.