A balança comercial entre os dois países é favorável a Portugal, sendo que o nosso país exportou em 2014 para o Senegal 40,7 milhões de euros, tendo importado no mesmo período 21,8 milhões de euros.
No primeiro trimestre de 2015, as exportações para o Senegal por grupos de produtos foram constituídas por: metais comuns (27,3%); produtos alimentares (19,8%); máquinas e aparelhos (15%); veículos e outro material de transporte (9,6%); minerais e minérios (2,9%) e pastas celulósicas e papel (2,6%).
No mesmo período, o Senegal exportou para Portugal, por grupos de produtos: produtos agrícolas (36,7%); combustíveis minerais (36,3%); produtos alimentares (13,5%); minerais e minérios (12%) e peles e couros (1,4%).
Fruto do lançamento do PSE, o Senegal é um país em profunda mudança, onde as reformas estruturais estão a avançar a bom ritmo e onde existe um vasto plano de desenvolvimento das infraestruturas. Há, assim, boas oportunidades de negócio na área da construção civil e de máquinas e equipamentos. Para além destas importa destacar oportunidades existentes para sectores como o têxtil; calçado; tecnologias de informação e produtos farmacêuticos.
Pelo interesse crescente neste mercado, a Câmara de Comércio irá organizar um Seminário Exportar & Investir: Senegal já no segundo semestre de 2015, em Setembro.

