O comércio entre o Brasil e Portugal tem vindo a apresentar um défice comercial para o nosso país, sendo o Brasil o nosso 10º cliente e ocupando ainda o 12º lugar como fornecedor de Portugal.
No que se refere às exportações de Portugal para o Brasil, é de salientar que entre 2010 e 2014 o crescimento médio anual das exportações foi de 11%. Em 2014, as exportações atingiram um valor de 639,4 milhões de euros e foram constituídas maioritariamente por produtos agrícolas (44,4%); máquinas e aparelhos (16,3%); veículos e outro material de transporte (10,9%); produtos alimentares (6,3%); metais comuns (5,9%); minerais e minérios (5,1%); plásticos e borracha (3%); matérias têxteis (2%) e pastas celulósicas e papel (1,5%).
Já no que diz respeito às exportações do Brasil para Portugal em 2014, por grupos de produtos, foram compostas por combustíveis minerais (41,1%); produtos agrícolas (25,8%); madeira e cortiça (8,9%); produtos alimentares (4,1%); químicos (4%) e pastas celulósicas e papel (2,5%).
As oportunidades de negócio com o Brasil são múltiplas, embora os empresários portugueses se continuem a queixar de uma elevada burocracia na hora de constituir uma empresa naquele país. As áreas de negócio com potencial são praticamente em todos os sectores de actividade e vão desde as mais tecnológicas, como a aeroespacial ou as energias renováveis, até ao turismo e ou sector têxtil e alimentar. O governo brasileiro anunciou também a intenção de promover concessões de infraestruturas a investidores estrangeiros, por forma a combater esta que é uma das principais carências para o crescimento da economia brasileira.

