Marina Ferreira, Presidente do Conselho de Administração do porto de Lisboa, apresentou no passado dia 26 de Fevereiro, os projectos de investimento para a modernização do porto de Lisboa. Trata-se de um conjunto de investimentos a realizar até 2020, que irão reforçar significativamente a capacidade de exportação de cimentos por parte da Cimpor e de produtos siderúrgicos reconvertidos a partir de sucata.
São dois projectos já inscritos no PETI – Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas, orçado cada um deles em 50 milhões de euros.
Este plano inclui ainda obras importantes como a construção do novo terminal de cruzeiros de Lisboa (com início no segundo trimestre deste ano) e da marina do Tejo, com concessão das docas de Pedrouços e Bom Sucesso.
Durante a cerimónia, o Ministro da Economia, António Pires de Lima, referiu ainda que os projectos previstos para o porto de Lisboa, designadamente a recuperação do terminal do Seixal, a navegabilidade até Alenquer, o novo terminal de contentores do Barreiro e os acessos rodo e ferroviários, têm “condições para reiniciar um surto de industrialização”.
Por sua vez, Marina Ferreira expressou a vontade de “criar as condições para que o porto de Lisboa seja um parceiro competitivo em toda a área metropolitana de Lisboa e se afirmar como um eixo estratégico para o reforço das exportações para África, a América do Sul e a América do Norte”.

