Argélia: Relações com Portugal e Oportunidades de Negócio

A balança comercial de bens entre Portugal e a Argélia tem sido, nos últimos anos, desfavorável ao nosso País, o que se fica a dever sobretudo às grandes importações de combustíveis minerais. Embora esta posição se tenha invertido em 2013, em 2014 voltou a verificar-se.

 

Em 2013 as nossas exportações com destino à Argélia totalizaram 527,4 milhões de euros, sendo que as importações registaram um valor de 400,7 milhões de euros, o que se traduziu num saldo positivo de 126,7 milhões de euros.

As estatísticas de 2014, referentes ao período de Janeiro a Setembro, apresentam já uma inversão da situação, com as exportações a alcançarem 457,9 milhões de euros e as importações 537,4 milhões de euros, traduzindo-se num saldo negativo de 79,5 milhões de euros.

As exportações nacionais para a Argélia no mesmo período e por grupos de produtos foram maioritariamente compostas por metais comuns (47,7%), minerais e minérios (19,9%), máquinas e aparelhos (15,9%), pastas celulósicas e papel (5%), plásticos e borracha (3,1%) e químicos (1,3%).

Quanto às importações, por grupos de produtos, foram constituídas por combustíveis minerais (94,1%), químicos (5%), peles e couros (0,4%), metais comuns (0,3%), minerais e minérios (0,1%) e madeira e cortiça (0,1%).

No que diz respeito às oportunidades de negócio com a Argélia, as oportunidades são muitas e em praticamente todos os sectores, face aos desafios que apresenta a economia argelina e ao plano de investimentos para os próximos anos. Destaque para a construção civil, a agricultura, a energia, a saúde, as tecnologias de informação e comunicação e o turismo. Na área industrial as oportunidades centram-se no couro e calçado, têxteis, electrónica, produtos farmacêuticos, madeira e mobiliário, construções metálicas, cabos eléctricos, cerâmica e revestimentos, materiais de construção, cimentos, produtos siderúrgicos e tabaco e fósforos.

Trata-se, como se pode ver, de um conjunto de oportunidades para as empresas portuguesas e que, se devidamente exploradas, poderão dar um contributo muito importante para a nossa balança comercial.

 

Overview

Enquadramento Económico

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.