Novo “banco de fomento”

O tão anunciado “banco de fomento” acaba de receber a licença do Banco de Portugal para poder funcionar como entidade financeira grossista. Mas a “Instituição Financeira de Desenvolvimento” (IFD) terá ainda de aguardar a autorização para o início de actividade, tendo o Ministro da Economia, António Pires de Lima, considerado que este novo banco estará em condições de funcionar a partir de Outubro.


A sede da IFD será no Porto, a partir de onde a nova instituição bancária irá alavancar parte dos fundos comunitários europeus vocacionados para o financiamento das Pequenas e Médias Empresas (PME). Arrancando com um capital de 100 milhões de euros, que “poderá crescer em função das necessidades”, a IFD não terá balcões de retalho, pelo que será através dos bancos comerciais que serão feitos os pedidos de concessão de crédito.


O governo pretende que, no âmbito do programa Portugal 2020, a instituição mobilize cerca de 1500 milhões de euros, correspondentes aos fundos destinados às PME. Refira-se, por fim, que a instituição ficará sob a alçada do Ministério da Economia e Desenvolvimento Regional e do Ministério das Finanças, dada a participação do Estado no seu capital.

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.