Revolução Demográfica

Estudos e projecções da evolução das populações nos países da bacia do Mediterrâneo apontam para um aumento exponencial, no curso do século, entre 1950 e 2050.

Em 1950 viviam nas margens do Mediterrâneo 196 milhões de pessoas, sendo metade na margem norte (europeia) e a outra metade repartida pelo Norte de África e pelo Médio Oriente.

A evolução da natalidade tem vindo a mostrar um crescimento demográfico muito mais forte na margem sul da bacia mediterrânea – países do Norte de África: em 2025 viverão ali, do Magreb ao Egipto, 270 milhões de pessoas, contra cerca de 150 milhões na Europa e 140 no Médio oriente. Mas em 2050 a projecção indica um total de 700 milhões de pessoas nas margens do Mediterrâneo, com mais de metade no Norte de África, cerca de 180 milhões no Médio Oriente e cerca de 130 milhões na Europa.

Só que a disparidade das rendas per capita anda entre 30 a 40 mil dólares em países como a Espanha, a Itália e a França, e de 7 mil a 10 mil em países como o Egipto, a Argélia e Marrocos, o que pode ser um problema sério em termos de migrações.

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.