Borrel reafirma confiança no acordo UE-MERCOSUL

O Alto Representante para a Política Externa da União Europeia (UE), Josep Borrel, e o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Carlos França, reafirmaram, por ocasião da COP26, o desejo mútuo de fazer avançar o Acordo de Associação Estratégica entre a UE e o MERCOSUL (bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai). Anunciado em 2019, depois de duas décadas de negociações, o acordo encontra-se paralisado, à espera de ratificação parlamentar que tem encontrado resistência em alguns países europeus, nomeadamente França, Irlanda e Áustria. As políticas ambientais do atual governo brasileiro estão no centro da polémica. Uma vez em vigor, o acordo deverá ter um impacto bastante positivo na balança comercial portuguesa, uma vez que Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai formam o terceiro maior parceiro comercial de Portugal fora da União Europeia.

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.