Líbia

A Líbia foi porventura o país mais afectado, de forma negativa, pela “primavera árabe”. Se inicialmente se assistiu a um movimento libertador com a queda do regime de Kadhafi, depressa se viu surgir uma guerra civil entre uma multiplicidade de milícias que ameaçam o funcionamento do Estado e cuja continuidade poderá levar, em última análise, a uma intervenção da comunidade internacional.

Este clima de guerra civil tem, aliás, permitido que se desenvolvam no país diversas actividades criminosas ligadas ao tráfico de armas, estupefacientes e imigração clandestina. Ao mesmo tempo, a ISIS – Estado Islâmico do Iraque e al-Sham – já anunciou a intenção de criar uma célula no país que possa estar na base de uma futura conquista do Norte de África.

O país está, portanto, afastado das rotas de investimento internacional, não se esperando para breve uma estabilização favorável à criação das condições necessárias para um normal desenvolvimento económico. A própria produção e comercialização do petróleo, a principal riqueza do país, tem estado crescentemente ameaçada pelos ataques das milícias.

Portugal, tal como outros países ocidentais, suspendeu temporariamente a actividade da sua Embaixada no país.

 

ARGÉLIA 

LÍBIA 

MARROCOS

MAURITÂNIA

TUNÍSIA 

 

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.